Os Estados Unidos preparam-se para inaugurar a sua nova embaixada em Tonga, pequeno país da Oceânia, localizado em pleno oceano Pacífico.
A informação foi avançada à agência Reuters por Daniel Kritenbrink, diplomata máximo dos EUA na Ásia Oriental. A aposta em Tonga fará parte dos esforços de Washington para reforçar a sua posição no Pacífico, onde a China tem também aumentado a sua esfera de influência nos últimos anos.
Os norte-americanos têm falado também com os vizinhos Vanuatu e Kiribati sobre a criação de embaixadas nos países, disse o Departamento de Estado dos EUA, após ter reaberto, neste ano e ao fim de 30 anos de ausência, a sua embaixada nas ilhas Salomão.
As mesmas ilhas que, no ano passado, assinaram um contrato de segurança com Pequim, o que tem feito soar alarmes no Ocidente.
O Pacífico tem assistido a crescentes tensões entre Washington e Pequim, procurando ambas as superpotências afirmar alianças com os vários estados que povoam esta região do mundo. Os Estados Unidos também têm trabalhado em renovar acordos com as ilhas Marshall, Palau e a Micronésia, revelou a Reuters.
Leia Também: Joe Biden vai reunir-se com 18 líderes do Pacífico Sul