Arménia e Azerbeijão mais próximos de um acordo de paz, diz Blinken
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje que houve "avanços tangíveis" nas negociações entre a Arménia e o Azerbaijão, com a mediação de Washington, e expressou confiança num acordo definitivo para o conflito fronteiriço.
© Getty Images
Mundo Blinken
O chefe da diplomacia norte-americana fez estas declarações no último dos quatro dias de negociações entre o ministro dos Negócios Estrangeiros da Arménia, Ararat Mirzoyan, e do Azerbaijão, Jeyhun Bayramov, no George Shultz Center, nos arredores de Washington.
"Durante estes dias, fizemos progressos tangíveis. O acordo final está próximo e estamos determinados a continuar a ajudar os nossos amigos para que possam alcançá-lo", declarou Blinken.
O dirigente norte-americano considerou que fechar um pacto com estas características "não é fácil", mas sublinhou que existe determinação de avançar por parte de todos e elogiou a liderança "inspiradora" dos seus homólogos da Arménia e do Azerbaijão.
"A última milha de uma maratona é sempre a mais difícil. Já sabemos disso. Mas a América está aqui para ajudar os nossos amigos a cruzar a linha de chegada", declarou.
Ambos os países encerraram no outono de 2020 a última guerra pelo controlo de Nagorno-Karabakh, região disputada desde os anos 1980.
Mas a situação na fronteira entre os dois países piorou nos últimos meses depois de o Azerbaijão ter fechado a única rota que liga Nagorno-Karabakh à Arménia.
Os dois lados acusam-se mutuamente de violar a trégua assinada após a sangrenta guerra de 2020.
Leia Também: Arménia pede à Rússia que controle estrada vital para Nagorno-Karabakh
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com