Congressista George Santos detido após apresentação em tribunal

O procurador dos EUA, Breon Peace, referiu, que a acusação "procura responsabilizar Santos por vários alegados esquemas fraudulentos e declarações falsas descaradas".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
10/05/2023 14:47 ‧ 10/05/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O congressista norte-americano George Santos, envolvido em várias investigações criminais e éticas por ter forjado o seu currículo durante a corrida eleitoral de 2022, foi detido e está sob custódia policial em Melville, em Long Island, depois de ter sido acusado no âmbito de uma investigação federal, adianta a AP.

Santos, que foi presente ao tribunal federal do Distrito Leste de Nova York, enfrenta 13 acusações, incluindo sete acusações de fraude eletrónica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações de fazer declarações materialmente falsas à Câmara dos Deputados.

O procurador dos EUA, Breon Peace, referiu, citado pelo New York Times, que a acusação "procura responsabilizar Santos por vários alegados esquemas fraudulentos e declarações falsas descaradas".

"Em conjunto, as alegações da acusação acusam Santos de se basear em desonestidade e invenções repetidos para ascender aos corredores do Congresso e enriquecer", acrescentou Peace.

Segundo a acusação contra George Santos, de setembro a outubro de 2022, Santos "arquitetou e executou um esquema para fraudar apoiantes na sua candidatura à Câmara [dos Deputados] e obter dinheiro ao incentivá-los a doarem fundos para uma [empresa não identificada] sob o falso pretexto de que o dinheiro seria usado para apoiar a [sua] candidatura quando". "Na verdade, gastou milhares de dólares com os fundos solicitados em despesas pessoais, incluindo roupas de luxo e pagamentos", acrescentou.

De seguida, alegou que Santos pediu a um consultor político para alimentar seus apoiantes com "informações falsas" sobre a empresa não identificada, incluindo que era uma organização de bem-estar social e que as contribuições feitas à empresa seriam usadas em despesas independentes no apoio à sua candidatura.

No entanto, na realidade, a empresa não era uma organização de assistência social e, ao receber as contribuições, Santos "convertia a maior parte desses recursos em benefício próprio", frisou.

[Notícia atualizada às 15h48]

Leia Também: EUA. Departamento de Justiça acusa polémico congressista George Santos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas