O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi recebido, este domingo, pelo homólogo francês, no Palácio do Eliseu, em Paris, no âmbito de uma visita surpresa a França que só foi conhecida durante este dia.
Em comunicado, a Presidência francesa deu conta de que este encontro foi proporcionado visando possibilitar a ambas as partes a discussão sobre o apoio de França face "às necessidades urgentes da Ucrânia, tanto militares como humanitárias".
O chefe de Estado ucraniano chegou a Paris de avião, tendo sido recebido pela primeira-ministra francesa, Élisabeth Borne, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, logo após a aterragem.
Veja, na galeria acima, as imagens que dão conta da chegada do presidente ucraniano à residência oficial do presidente francês.
A visita a França surge logo após a visita de Volodymyr Zelensky a outros países europeus, nomeadamente Itália e Alemanha, numa altura em que o país continua 'a braços' com a invasão russa.
Desde o início da guerra, a 24 de fevereiro do ano passado, os países da NATO e da União Europeia apressaram-se a disponibilizar apoio financeiro, militar e humanitário para ajudar a Ucrânia a fazer face à invasão da Rússia. O país invasor, por outro lado, foi alvo de pacotes de sanções consecutivos (e concertados) aplicados pelos parceiros de Kyiv.
Até agora, cerca de 8.500 civis já morreram, ao passo que outros 15 mil ficaram feridos na sequência dos combates no terreno, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia Também: Zelensky chegou a Paris para falar das "necessidades urgentes" de Kyiv