As especulações em torno da saúde do presidente da Bielorrússia parecem confirmar-se, com um responsável russo a adiantar que Alexander Lukashenko está "doente".
Sublinhe-se que a última vez que o líder bielorrusso foi visto em público foi a 9 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Vitória, em Moscovo. Este domingo, Lukashenko faltou às celebrações do Dia da Bandeira Nacional, do Emblema e do Hino do Estado, nas quais costuma discursar.
Agora, Konstantin Zatulin, membro sénior da câmara baixa da Duma (parlamento russo), confirmou à Sky News que Lukashenko está doente.
"O facto de ele estar doente ficou óbvio mesmo durante o desfile em Moscovo", disse. "Eu sei que ele está doente, mas não estou autorizado a divulgar o seu diagnóstico", acrescentou, referindo que o presidente da Bielorrússia não estava infetado com Covid-19.
De realçar que o jornal independente bielorrusso Zerkalo avançou que Lukashenko deu entrada numa unidade hospitalar no sábado. No entanto, ao jornal, o gabinete do presidente defendeu que a sua ausência em público se devia a uma "agenda bastante ocupada, que inclui papelada".
O Kremlin também foi interrogado hoje sobre o estado de saúde de Lukashenko, tendo-se recusado a comentar o assunto, referindo apenas que para detalhes sobre a saúde do líder bielorrusso o melhor é esperar sempre por "anúncios oficiais" de Minsk.
Leia Também: Sunak promete a Zelensky apoio militar britânico a longo prazo