Meloni garante apoio total da Itália à Ucrânia

A primeira-ministra de Itália, Georgia Meloni afirmou hoje que a "Ucrânia sabe que pode contar com o apoio total" do seu país, após uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky à margem da cimeira do G7, no Japão.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/05/2023 21:38 ‧ 20/05/2023 por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

Em declarações numa conferência de imprensa, a chefe do governo italiano acrescentou não ter sido ainda tomada uma decisão sobre se a Itália ajudará a formar pilotos ucranianos na utilização de jatos F-16.

Os dois líderes já tinham estado reunidos no último fim de semana, durante a visita de Zelensky a Roma, altura em que também se encontrou com o presidente de Itália, Sérgio Mattarella e com o papa Francisco.

"É importante manter o diálogo entre a Ucrânia e a Itália sobre relações bilaterais", afirmou Zelensky numa publicação na rede social Telegram, a ilustrar um vídeo da reunião com Meloni.

"As partes debateram o apoio político e de defesa italiano à Ucrânia e os resultados da visita de 13 de maio a Itália", acrescentou o líder ucraniano, que insistiu na necessidade de "melhorar a capacidade de defesa aérea e o treino dos seus pilotos".

A Itália vai treinar recrutas ucranianos em escolas e instalações militares no seu território, além de participar em programas de formação União Europeia-Ucrânia em Bruxelas, Polónia e Alemanha, afirmou na quinta-feira o ministro da Defesa, Guido Crosetto.

Leia Também: Papa Francisco encarrega cardeal para missão no caminho da paz na Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas