Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Região russa de Belgorod sofre ataques de 'drones' após incursão armada

Vários ataques com 'drones' atingiram casas e um edifício administrativo durante a noite na região russa de Belgorod, alvo de uma incursão ucraniana, de acordo com as autoridades locais.

Região russa de Belgorod sofre ataques de 'drones' após incursão armada
Notícias ao Minuto

08:31 - 23/05/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Os ataques, que ocorreram na cidade de Graïvoron, no distrito com o mesmo nome, e na vila de Borissovka, não causaram vítimas ou feridos, escreveu na plataforma Telegram o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.

"Duas casas foram atacadas por 'drones' em Graïvoron" e incendiaram-se, afirmou Gladkov.

Na povoação de Borissovka, um 'drone' atacou um edifício administrativo, seguindo-se um novo ataque a uma casa, danificando o telhado da estrutura, segundo a mesma fonte.

A região de Belgorod, em particular o distrito de Graïvorona, foi alvo na segunda-feira de uma incursão de combatentes armados da Ucrânia, que feriu oito pessoas e levou a Rússia a desencadear uma "operação de contraterrorismo".

Os serviços de segurança russos (FSB) introduziram durante a tarde o "regime jurídico da zona de operações antiterroristas" na região, dando às autoridades poderes acrescidos para conduzir operações armadas, controlar civis ou retirar populações.

É a primeira vez que tal acontece desde o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

"A operação de busca conduzida pelo Ministério da Defesa e pela polícia continua" hoje no distrito de Graïvoron, disse Gladkov.

"A polícia está a fazer tudo o que é necessário", assegurou o governador, apelando aos habitantes que foram retirados de casa para não regressarem por enquanto.

A Ucrânia negou a organização da incursão armada na região de Belgorod.

A operação foi reivindicada num canal do Telegram que se apresenta como pertencendo à Legião da Liberdade para a Rússia, um grupo de russos que luta do lado ucraniano e que já tinha afirmado estar por trás de anteriores incursões na região.

Leia Também: AO MINUTO: Primeiro-ministro russo na China; Ataques em Belgorod

Recomendados para si

Campo obrigatório