Erdogan agradece apoio dado pelo terceiro classificado nas eleições

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, agradeceu hoje ao nacionalista Sinan Ogan, terceiro classificado na primeira volta das presidenciais, pelo apoio dado antes da segunda volta eleitoral que decorrerá no dia 28 de maio.

Notícia

© Sercan Ozkurnazli/ dia images via Getty Images

Lusa
23/05/2023 11:11 ‧ 23/05/2023 por Lusa

Mundo

Eleições na Turquia

"Tivemos uma reunião (na sexta-feira) com o Sinan nos nossos escritórios. Ele afirmou que me apoiará e que apoiará a Aliança Popular (no parlamento). Gostaria de lhe agradecer em meu nome e em nome do meu partido", afirmou Erdogan.

O presidente turco destacou também os pontos em comum entre ambos e assegurou que a conversa não se tratou de uma negociação.

"O Sinan conhece muito bem a nossa posição clara na luta contra o terrorismo e pela sobrevivência da pátria, especialmente no que diz respeito às relações com o mundo turco", enfatizou.

"Não estamos a fazer concessões. Isso não aconteceu. Não é possível", disse Erdogan em entrevista ao canal televisivo turco TRT Haber, sublinhando que "esta união de forças vai beneficiar a nação e o país".

Erdogan revelou também que durante a reunião com Ogan foi discutido o processo de repatriamento dos refugiados sírios e estimou em 450.000 o número de sírios que regressaram às suas casas nos últimos meses.

"Estamos a trabalhar para garantir o seu retorno seguro", concluiu.

O presidente turco acusou ainda os meios de comunicação ocidentais de tentaram influenciar os resultados eleitorais e defendeu que "na Turquia, a maioria dos avanços democráticos foi alcançada a lutar contra as manchetes".

O candidato nacionalista Sinan Ogan, de 55 anos, recebeu 5,17 por cento da votação no passado dia 14, representando uma percentagem do eleitorado que poderá decidir a segunda volta de dia 28 a favor de Erdogan, que teve 49,2% dos votos e procura a reeleição na segunda volta.

"Declaro o meu apoio a Recep Tayyip Erdogan, candidato da Aliança do Povo, na segunda volta das eleições", afirmou Ogan na segunda-feira em declarações aos jornalistas em Ancara.

O segundo classificado na primeira volta foi o opositor Kemal Kiliçdaroglu, que recebeu 45,07% dos votos.

Uma vez que nenhum dos candidatos alcançou a maioria absoluta, realizar-se-á uma segunda volta definitiva a 28 de maio entre Kiliçdaroglu e Erdogan, que pretende prolongar por mais cinco anos a sua permanência de duas décadas no poder na Turquia, inicialmente como primeiro-ministro e desde 2014 como Presidente.

Leia Também: Eleições na Turquia. Terceiro classificado declara apoio a Erdogan

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas