O indonésio Monte Merapi, um dos vulcões mais ativos do mundo, entrou em erupção esta terça-feira, expelindo lava que chegou a mais de dois quilómetros de distância da cratera, reporta a AFP.
Dezenas de pequenos abalos sísmicos relacionados com a erupção do Merapi foram registados durante o dia de hoje, segundo o Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia de Desastres Geológicos (BPPTKG), uma agência governamental que monitoriza o vulcão.
"A atividade do Merapi aumentou ligeiramente nos últimos dias, mas este tipo de oscilações ocorre frequentemente", explicou o responsável máximo da BPPTKG, Agus Budi Santoso.
Devido à ausência de nebulosidade, os cidadãos locais puderam ver a erupção sem qualquer problema, revelou ainda a mesma fonte.
As autoridades implementaram uma zona de acesso restrito de sete quilómetros em 2022, na sequência de uma avaliação de risco realizada às zonas próximas ao Monte Merapi. A lava resultante da erupção desta terça-feira atingiu, sem grandes dificuldades, essa mesma zona.
Apesar do fenómeno, o nível de alerta associado a este vulcão permaneceu inalterado.
A última erupção de grandes dimensões do Merapi, que remonta a 2010, tirou a vida a mais de 300 pessoas e obrigou cerca de 280 mil residentes a abandonar as suas casas.
Leia Também: Aeroporto de Catânia reabre após suspensão devido a erupção do Monte Etna