Rosalynn Carter, antiga primeira-dama dos Estados Unidos, foi diagnosticada com demência, segundo anunciou o Carter Center, em comunicado, esta terça-feira.
"Ela continua a viver feliz em casa com o marido, aproveitando a primavera em Plains e a visitar os seus entes queridos", acrescenta a mesma nota.
Notando a defesa da ex-primeira-dama norte-americana pela saúde mental, o Carter Center referiu que o anúncio hoje feito serve também para diminuir o estigma em torno do tema.
“Reconhecemos, como ela fez há mais de meio século, que o estigma é muitas vezes uma barreira que impede os indivíduos e as suas famílias de procurar e obter o apoio tão necessário", lê-se. "Esperamos que partilhar as notícias da nossa família aumente as conversas importantes nas mesas da cozinha e nos consultórios médicos de todo o país", acrescenta.
Recorde-se que o Carter Center é uma organização sem fins lucrativos fundada por Rosalynn e Jimmy Carter em 1982, para promover o desenvolvimento, a saúde e a resolução de conflitos no mundo.
Antes de ser conhecida a doença de Rosalynn Carter, em fevereiro tinha sido noticiado que Jimmy Carter tinha começado a receber cuidados paliativos domiciliários. O antigo presidente dos Estados Unidos decidiu "passar o tempo que lhe resta em casa com a sua família".
A família não revelou qualquer diagnóstico específico em relação ao antigo presidente ou em relação à antiga primeira-dama. O democrata revelou em 2015 que, durante uma cirurgia para remover um tumor que tinha no fígado, se descobriu que o cancro se tinha espalhado para o cérebro.
Eleanor Rosalynn Smith nasceu em Plains, em 18 de agosto de 1927. A mãe de Jimmy Carter, uma enfermeira, levou-a, recém-nascida, para a casa da família Smith. Poucos dias depois, Lillian Carter levou o seu filho para uma visita, o que resultou que o futuro presidente e a futura primeira-dama se encontraram enquanto recém-nascidos.
Casaram-se em 07 de julho de 1946.
Jimmy Carter gostava de dizer que a sua esposa era "mais política" do que ele, um ponto que ela não contestava.
Carter foi o 39.º presidente dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre 1977 e 1981.
[Notícia atualizada às 21h54]
Leia Também: Presidente de Cabo Verde aceita convite de Zelensky para visitar Ucrânia