Um camionista foi detido, esta quinta-feira, depois de carregamentos de batatas terem sido encontrados em pontes que ligam as duas principais ilhas dinamarquesas. As autoridades alegam que o homem, detido após a terceira situação, colocou a vida de outros condutores em risco.
De acordo com a Associated Press (AP), a primeira situação foi registada ao início da manhã, na ponte Storebaelt, que liga a capital, Copenhaga, ao resto do país.
Segundo o porta-voz das autoridades, um pouco mais tarde foi registada uma situação semelhante do lado oposto da ilha.
"Parece estranho", começou por dizer, acrescentando: "Estamos a ponderar duas hipóteses: ou foi um acidente ou é algo que foi feito deliberadamente".
As autoridades avisaram ainda que devido à situação as estradas estavam escorregadias, e alertou os condutores para guiarem com ainda mais cuidado.
Politiet: Flere gerningsmænd bag kartofler på motorvej https://t.co/T3IgzJGYPW pic.twitter.com/fTIkyQDr62
— TV 2 NEWS (@tv2newsdk) June 1, 2023
Por esta altura, já havia registo de filas em vários locais onde se tinha registado este descarregamento.
Ainda assim, houve um terceiro registo semelhante a este, perto da cidade Kolding, na Península de Jutland - perto da ponte acima referida.
Já a imprensa dinamarquesa notou que esta situação acontece no mesmo dia em que o parlamento do país deu 'luz verde' a uma lei para tributar camiões a diesel que transportam cargas pesadas.
A situação acontece depois de semanas de protestos em que os condutores bloquearam autoestradas e vias principais no país. Os manifestantes referem que esta situação vai tornar a sua vida insustentável. Já o parlamento defende que o uso destes camiões não é sustentável e que esta é uma forma de meter um 'travão'.
Leia Também: Mais de 2.500 portugueses ficaram sem carta após perda de pontos