Impasse presidencial? Deputados libaneses apoiam alto funcionário do FMI

Um grupo de dezenas de deputados libaneses anunciou hoje que apoia Jihad Azour, um alto funcionário do Fundo Monetário Internacional (FMI), caso se candidate à presidência do Líbano, sem chefe de Estado há mais de sete meses.

Notícia

© Getty Images

Lusa
04/06/2023 22:44 ‧ 04/06/2023 por Lusa

Mundo

Jihad Azour

Azour, diretor do FMI para o Médio Oriente e Ásia Central e antigo ministro das Finanças do Líbano (2005-2008), ainda não anunciou oficialmente a sua candidatura.

Segundo o deputado Marc Daou, que fez declarações em nome de um grupo de 32 deputados, Jihad Azour pode ser um "candidato de compromisso" e não pode ser "considerado provocador por nenhum dos atores políticos" no Líbano.

Este mesmo grupo de deputados já tinha apoiado antes outro candidato presidencial, o deputado Michel Moawad, que anunciou a retirada da sua candidatura e o apoio a Azour.

O Parlamento está profundamente dividido entre o campo pró-iraniano do Hezbollah e o que lhe é hostil, e não consegue chegar a acordo sobre um sucessor para Michel Aoun, cujo mandato presidencial expirou em 31 de outubro.

O Hezbollah não tem a maioria necessária no Parlamento para impor o seu candidato, o ex-ministro Sleiman Frangie, mas os seus opositores, nomeadamente de partidos cristãos, também não conseguiram impor o seu candidato, Michel Moawad.

A braços com uma grave crise económica e política, o país é governado por um executivo com poderes interinos responsável apenas pelos assuntos do dia-a-dia e incapaz de tomar decisões importantes.

A comunidade internacional instou as autoridades libanesas a elegerem rapidamente um Presidente, para permitir que o país, afundado numa crise económica desde 2019, realize as reformas necessárias para desbloquear os tão necessários empréstimos do FMI.

Leia Também: Cinco mortos em ataque aéreo atribuído a Israel contra palestinianos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas