Exército de Israel matou a tiro cidadão palestiniano na Cisjordânia
As forças israelitas mataram hoje um cidadão palestiniano num posto de controlo da Cisjordânia ocupada, disseram fontes do Ministério da Saúde palestiniano e do Exército israelita, que acrescentou que um militar ficou ligeiramente ferido.
© Nasser Ishtayeh/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Mundo Israel/Palestina
Mehdi Bayadsa, 29 anos, foi morto "pelas balas da ocupação" israelita perto do posto de controlo de Rantis, a oeste de Ramallah, disse o ministério palestiniano em comunicado.
O Exército de Israel indicou que "neutralizou" o cidadão palestiniano que se aproximou dos militares ao volante de uma "viatura roubada".
"No momento em que os soldados inspecionavam o veículo, o suspeito atacou um soldado tentando roubar-lhe a arma", refere o comunicado do Exército de Israel acrescentando que o militar "com ferimentos ligeiros" recebeu tratamento hospitalar.
"Durante o confronto, um outro soldado disparou balas reais na direção do suspeito neutralizando-o", diz ainda o Exército de Israel que anunciou que vai "examinar o incidente".
Cerca de três milhões de cidadãos palestinianos vivem na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel desde 1967.
Mais de 490 mil cidadãos israelitas vivem nesta região em colonatos considerados ilegais pelas Nações Unidas.
Desde o início do ano, pelo menos 157 palestinianos, 21 israelitas, um cidadão ucraniano e um italiano foram mortos na sequência de confrontos, de acordo com uma contagem da Agência France Press com base em dados oficiais palestinianos e de Israel.
Leia Também: Moeda israelita valoriza perante possível recuo na reforma judicial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com