'Partygate' (again). Vídeo mostra membros do Partido Conservador em festa

Na altura, em 2020, havia restrições para ajuntamentos dada a situação de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19.

Notícia

© Reprodução The Mirror/ Twitter

Notícias ao Minuto
18/06/2023 16:45 ‧ 18/06/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

Um vídeo que mostra membros do Partido Conservador a dançar e a beber numa festa na altura do Natal, em 2020, foi obtido pela publicação britânica The Mirror e publicada no sábado. 

As imagens vêm adensar a polémica do 'Partygate', um escândalo político sobre festas e reuniões realizadas por membros deste partido durante 2020 e 2021, quando havia restrições de saúde pública sobre ajuntamentos, que impediam as pessoas de se juntarem - devido à pandemia de Covid-19. 

O vídeo é conhecido dias depois de um relatório Comissão dos Privilégios concluir que o primeiro-ministro à data, Boris Johnson, enganou deliberadamente os parlamentares sobre o 'Partygate'. 

"Concluímos que quando ele [Boris Johnson] disse à Câmara e a esta Comissão que as regras e orientações estavam a ser cumpridas, enganou  deliberadamente a Câmara e esta Comissão", revelou o relatório da Comissão, publicado na quinta-feira de manhã, citado pelo The Telegraph.

Face a essa conclusão, a Comissão afirma que teria sido recomendada uma suspensão de 90 dias se o ex-primeiro-ministro não tivesse renunciado ao mandato de deputado no parlamento britânico, algo que também aconteceu na última semana.

Duas pessoas são vistas no vídeo a dançar de forma animada, e, durante o vídeo, um homem brinca ainda com o facto de estarem a filmar e a "contornar as regras".

De acordo com a publicação britânica que obteve as imagens, mais de 24 pessoas estiveram na festa. O evento ter-se-á realizado a 14 de dezembro de 2020, dias antes de Johnson anunciar regras ainda mais restritas por forma a evitar a propagação do vírus.

Esta festa terá sido organizada pelo então autarca de Londres, Shaun Bailey, que teria estado no evento, mas saiu antes de as imagens serem registadas. Uma das pessoas identificadas no vídeo é Ben Mallet, diretor da campanha de Bailey durante as eleições de 2021.

Leia Também: 'Partygate'. Boris Johnson enganou deliberadamente o parlamento britânico

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas