Ucrânia pode ter interrompido temporariamente a contraofensiva
A Ucrânia ainda não comprometeu a maioria de suas forças disponíveis para as operações de contraofensiva e ainda não parece ter lançado o esforço principal.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
As forças ucranianas podem ter interrompido temporariamente a sua contraofensiva para reavaliar as suas táticas para futuras operações, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW).
O Coronel do Centro de Inteligência das Forças de Defesa da Estônia, Margo Grosberg, disse a 16 de junho que, na sua avaliação, "não veremos uma ofensiva nos próximos sete dias".
O Wall Street Journal também relatou, a 17 de junho que as forças ucranianas "fizeram uma pausa nos seus avanços nos últimos dias", enquanto Kyiv reaxaminava as táticas.
O ISW revela ainda, no seu último relatório sobre a guerra, que os relatos são consistentes com as suas observações recentes da escala e abordagem de contra-ataques ucranianos localizados nas partes sul e leste do país.
Acrescenta ainda que a Ucrânia ainda não comprometeu a maioria das suas forças disponíveis para as operações de contraofensiva e ainda não parece ter lançado o esforço principal.
As pausas operacionais são uma característica comum de grandes empreendimentos ofensivos, e tal pausa não significa o fim da contraofensiva da Ucrânia, acrescentou a atualização.
A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando forças russas invadiram a Ucrânia para "desmilitarizar e desnazificar" o país vizinho, segundo anunciou então o Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Leia Também: Tóquio e Kyiv acordam cooperação para reconstrução da Ucrânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com