Um gole e 17 segundos. Macron bebe cerveja de 'penálti' e gera polémica
Momento protagonizado pelo presidente francês está a dividir opiniões. Veja as imagens.
© Reprodução Twitter
Mundo França
O presidente francês, Emmanuel Macron, está a agitar as águas em França, depois de ser filmado a beber uma garrafa de cerveja com jogadores de rugby do Toulouse após a equipa conquistar o título da liga nacional, no sábado, no Stade de France, em Saint-Denis.
Tal como mostra um vídeo divulgado nas redes sociais, no balneário, o chefe de Estado de França recebe uma garrafa de Corona, sendo instado a beber a cerveja num só gole.
Macron precisou de apenas 17 segundos para esvaziar a garrafa, entre gritos dos jogadores e da equipa técnica do Toulouse.
Contudo, as imagens não agradaram a todos e houve quem criticasse o presidente francês, como foi o caso da deputada ambientalista Sandrine Rousseau. "A masculinidade tóxica na liderança política numa imagem", escreveu a deputada na rede social Twitter.
Segundo escreve a AFP, também algumas associações e médicos especializados no combate às dependências criticaram o presidente, considerando que este deveria dar um "exemplo de comportamento saudável".
Mas nem todos concordaram. Houve também quem saísse em defesa do presidente, defendendo que Macron estava apenas a partilhar a alegria da equipa e a participar nas suas tradições.
Macron drank a bottle of beer in one gulp after the victory of "Toulouse" in the French Rugby Championship pic.twitter.com/VLL9BQJB6j
— Andrii (@Andrii2603) June 18, 2023
De realçar que a polémica surge poucos meses depois de Emmanuel Macron ter sido filmado a beber uma cerveja durante uma festa em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, após uma visita diplomática a quatro países centro-africanos. A visita do chefe de Estado francês à República Democrática do Congo surgiu numa altura em que se registam conflitos no leste do país.
Leia Também: Irão acusa 20 países de envolvimento na contestação política em 2022
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com