Dois submarinos nucleares chamados 'Imperador Alexandre III' e 'Krasnoyarsk' vão juntar-se à Marinha russa no final deste ano, avançou o diretor executivo da United States Corporation (USC), Aleksey Rakhmanov.
Ao que revelou numa entrevista dada à TASS e divulgada esta quarta-feira, os submarinos estão a ser operacionalizados pela empresa de construção naval Sevmash, uma filial da USC.
"Espera-se que a Sevmash entregue um submarino nuclear da classe Borey-A (o 'Imperador Alexandre III') e um submarino nuclear da classe Yasen-M ('Krasnoyarsk')", sublinhou, em respostas a uma pergunta sobre os submarinos que entrarão ao serviço na Marinha russa este ano.
O submarino estratégico de propulsão nuclear 'Imperador Alexandre III' foi lançado ao mar a 29 de dezembro de 2022. O presidente russo, Vladimir Putin, participou na cerimónia de lançamento à água do cruzador submarino estratégico.
O 'Krasnoyarsk' é o segundo submarino produzido em série e o terceiro construído pelo Projeto 885M (Yasen-M) - série de novos submarinos de mísseis de cruzeiro movidos a propulsão nuclear. O submarino foi construído em 2014 e lançado ao mar a 30 de julho de 2021.
Leia Também: Os submarinos que desapareceram ou sofreram acidentes nos últimos anos