Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Rebelião? Rússia "emergiu sempre mais forte de dificuldades"

Sergei Lavrov deixou ainda críticas ao Ocidente.

Rebelião? Rússia "emergiu sempre mais forte de dificuldades"
Notícias ao Minuto

11:04 - 30/06/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou, esta sexta-feira, que a Rússia saiu "sempre mais resiliente e mais forte" das dificuldades, após ser interrogado sobre a estabilidade do país na sequência da curta rebelião do Grupo Wagner. 

Esta posição foi partilhada por Lavrov numa conferência de imprensa, na qual disse ainda que a reação da maior parte dos países do Ocidente ao sucedido mostra, indiretamente, que também estão em guerra com Moscovo. 

"Não temos que explicar nada nem dar garantias a ninguém. Estamos a agir com transparência, o presidente e todas as forças políticas do nosso país já se pronunciaram sobre o assunto. Se há dúvidas no Ocidente, o problema é deles", disse Lavrov, citado pela Reuters.

"A Rússia emergiu sempre mais resiliente e mais forte após quaisquer dificuldades", acrescentou.

Recorde-se que o líder do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, avançou, na sexta-feira, com uma rebelião na Rússia, que acabou por suspender menos de 24 horas depois, já após ter ocupado Rostov, uma importante cidade no sul do país para a logística da guerra na Ucrânia.

Prigozhin acusara antes o Exército russo de atacar acampamentos dos seus mercenários, provocando "um número muito grande de vítimas". As acusações foram negadas pelo Ministério da Defesa da Rússia. 

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, classificou o sucedido como "traição". 

Leia Também: AO MINUTO: Putin? "Enfraquecido"; UE assume compromisso a longo prazo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório