Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 22º

Aliados da NATO aprovam "nova geração" de planos de defesa regionais

Os membros da Aliança Atlântica aprovaram hoje "uma nova geração" de planos de defesa regionais e o aumento da presença no flanco leste, reforçando a capacidade da NATO para apoiar "qualquer aliado que esteja sob ameaça".

Aliados da NATO aprovam "nova geração" de planos de defesa regionais
Notícias ao Minuto

19:29 - 11/07/23 por Lusa

Mundo NATO

No comunicado da Cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que decorre até quarta-feira em Vilnius, na Lituânia, os 31 membros da Aliança Atlântica acordaram "medidas significativas para melhorar ainda mais a dissuasão e a defesa da NATO em todos os domínios, incluindo o reforço das defesas avançadas e a capacidade da Aliança para reforçar rapidamente qualquer aliado que esteja sob ameaça".

"Implementaremos totalmente estas medidas e negaremos a qualquer potencial adversário qualquer oportunidade de agressão", lê-se no texto.

Entre estas medidas está "uma nova geração de planos regionais de defesa" -- que colocam cerca de 300 mil militares em alerta máximo -- e ainda uma "nova força de reação multinacional e multidomínio", que vai possibilitar mais opções para responder de forma rápida a ameaças e crises "em todas as direções".

No que toca ao flanco leste da Aliança Atlântica, os 31 membros da NATO reafirmaram o compromisso da última cimeira em Madrid de colocar "forças robustas adicionais prontas para o combate" nesta região, passando dos atuais "grupos de batalha, para unidades do tamanho de brigadas, onde e quando for necessário".

Os aliados concordaram ainda em "melhorar a prontidão, preparação e interoperabilidade da Defesa Integrada Aérea e de Mísseis da NATO".

Os membros da Aliança reafirmaram que "operações hostis, para, de ou do espaço podem chegar ao nível de ataque armado e levar o Conselho do Atlântico Norte a invocar o artigo 5.º" do tratado da Aliança.

Após o primeiro dia da cimeira da NATO, em Vilnius, os chefes de Estado e de Governo estão reunidos num jantar oferecido pelo Presidente da República da Lituânia, que conta com a presença do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Leia Também: "Muito boa notícia". Marcelo saúda perspetiva de adesão da Suécia à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório