Duas vítimas e atirador mortos em tiroteio na Nova Zelândia

Há também seis feridos a registar. Incidente ocorreu em Auckland, no norte do país, no primeiro dia do Mundial feminino de futebol.

Notícia
AnteriorSeguinte

© NATHAN FRANDINO/REUTERS

Notícias ao Minuto
19/07/2023 22:38 ‧ 19/07/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Nova Zelândia

Um homem de 24 anos abriu fogo num edifício em construção em Auckland, na Nova Zelândia, matando pelo menos duas pessoas e ferindo outras seis, entre as quais um agente da autoridade, segundo avançou o jornal New Zealand Herald, que cita as autoridades.

O autor do ataque entrou no edifício às 7h23 de quinta-feira (20h23 de quarta-feira em Portugal continental) e acabou, também, por morrer.

"Ao chegar aos andares mais altos do edifício, o homem barricou-se num poço de elevador e a polícia interagiu com ele. Foram trocados tiros e foi encontrado [morto] mais tarde", disse o primeiro-ministro neozelandês, Chris Hipkins, em conferência de imprensa.

O homem levou a cabo o ataque com uma caçadeira e não tinha qualquer "motivação política ou ideológica" identificável, pelo que não existe risco nacional, referiu Hipkins.

No centro da cidade, algumas ruas foram fechadas como consequência do ataque - incluindo a Queen Street, onde ocorreu o tiroteio. A população foi aconselhada a manter-se em casa.

"A polícia está agora a investigar o que aconteceu esta manhã. Os perímetros de segurança permanecem no local e continuamos a pedir ao público que fique longe da área enquanto o nosso trabalho continua", disseram as autoridades locais num 'tweet', remetendo esclarecimentos sobre os contornos do incidente para uma conferência de imprensa.

"Trata-se de uma situação assustadora para os habitantes de Auckland que se deslocavam, na manhã desta quinta-feira (quarta-feira, em Portugal continental), para os seus locais de trabalho. Por favor, fiquem em casa e evitem dirigir-se para o centro da cidade", disse o presidente da câmara, Wayne Brown, nas redes sociais.

O líder da Oposição na Nova Zelândia também já reagiu ao ataque, pedindo aos cidadãos que se mantenham longe do local do ataque e que "se juntem e apoiem as pessoas que foram afetadas neste terrível incidente".

Tudo ocorreu a poucas horas do arranque do Mundial de futebol feminino no país, num local próximo ao hotel onde está hospedada a seleção nacional feminina da Noruega.

A abertura do evento deverá, aliás, acontecer nesta mesma cidade - a maior do país - no norte da Nova Zelândia, com o confronto entre a seleção anfitriã e a Noruega. O jogo está marcado para as 19h00 de quinta-feira (8 horas em Portugal continental).

A seleção neozelandesa já reagiu ao ataque, garantindo ainda que as preparações para o jogo no estádio de Eden Park "continuarão conforme planeado". O próprio primeiro-ministro da Nova Zelândia garantiu, também, que o evento continuará conforme planeado, apesar do ataque.

[Notícia atualizada às 23h58]

Leia Também: Pontapé de saída em edição histórica que 'estreia' Portugal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas