As forças russas lançaram um ataque sobre a cidade ucraniana de Odessa, neste fim de semana, que causou pelo menos um morto e vários feridos, e que danificou fortemente a histórica catedral ortodoxa da cidade.
A Catedral da Transfiguração, que foi consagrada em 1809, é o maior edifício religioso de Odessa. Já em 1936 foi destruída durante a era soviética e, agora, depois da reconstrução que se seguiu à independência da Ucrânia, voltou a sofrer graves danos.
As imagens, que pode espreitar na galeria que acompanha esta notícia, mostram os estragos feitos nesta catedral localizada no centro de Odessa, que a UNESCO considerou ser Património Mundial da Humanidade.
A Rússia deu início a uma invasão em grande escala da Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, espoletando um conflito armado que já fez mais de 7.200 mortes civis, segundo as Nações Unidos. Milhões de ucranianos viram-se também obrigados a abandonar o país para se refugiar do conflito, que, segundo o Kremlin, terá o objetivo de 'desnazificar' a Ucrânia.
Leia Também: Escudo aéreo? "Única maneira de derrotar o terror dos mísseis russos"