Norte-americano, libertado em troca de prisioneiros, ferido na Ucrânia
Trevor Reed voltou aos Estados Unidos em abril de 2022. EUA desconhecem como é que viajou para a Ucrânia.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
O veterano de guerra norte-americano Trevor Reed, que foi libertado pela Rússia numa troca de prisioneiros com os Estados Unidos em abril do ano passado, ficou ferido num combate na Ucrânia, onde estava a lutar do lado dos ucranianos.
O estado de Trevor Reed foi confirmado por um vice-porta-voz do governo de Washington D.C., Vedant Patel, que confirmou Reed "foi transportado para a Alemanha, onde está a receber cuidados médicos".
Patel não confirmou como é que Reed ficou ferido ou a sua condição, mas explicitou, citado pela NBC News, que os ferimentos ocorreram "enquanto combatia na Ucrânia". O antigo militar na Marinha dos EUA está a ser tratado numa organização não-governamental, cujo nome não foi especificado.
O porta-voz dos Estados Unidos deixou claro que Reed "não estava a colaborar com qualquer atividade em nome do governo", pelo que terá ido para a Ucrânia a título próprio, potencialmente para combater nas forças armadas de voluntários estrangeiros, que foram estabelecidas logo no início da guerra.
"Desde o início da guerra que temos avisado os cidadãos norte-americanos que viajam para a Ucrânia, especialmente com o propósito de participar no combate lá, que enfrentam riscos significativos, incluindo o risco de captura, de morte ou de danos físicos", acrescentou Patel.
Reed chegou a estar detido pela Rússia durante três anos, após um incidente no verão de 2019, em Moscovo, quando foi acusado por ter agredido um polícia após uma noite em que ficou alcoolizado. As autoridades norte-americanas argumentaram que o homem foi detido injustamente, e desaprovaram a elevada pena de nove anos de prisão a que foi condenado.
O soldado acabou por ser libertado em abril de 2022, quando o Kremlin acordou uma troca de prisioneiros, recebendo em troca o traficante de drogas Konstantin Yaroshenko.
Leia Também: EUA confirmam conversações com Rússia para libertação de jornalista
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com