Rússia reabre embaixada na Guiné Equatorial

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje durante a cimeira Rússia-África, em São Petersburgo, que vai reabrir a embaixada na capital da Guiné Equatorial, no âmbito de um reforço da presença diplomática no continente africano.

Notícia

© ALEXANDER KAZAKOV/SPUTNIK/AFP via Getty Images

Lusa
28/07/2023 11:53 ‧ 28/07/2023 por Lusa

Mundo

Vladimir Putin

"A atenção que a Rússia presta a África aumenta constantemente e manifesta-se nos nossos planos de aumentar a presença diplomática no continente", disse Putin, citado pela agência espanhola de notícias, a EFE.

"Vamos restabelecer e abrir novas missões diplomáticas, e aumentar o pessoal de uma série de embaixadas já existentes", acrescentou, citando o caso da reabertura das atividades no Burkina Faso e na Guiné Equatorial como "um passo prático real do trabalho mais ativo nos países de África".

No mesmo discurso, Putin ofereceu também a sua ajuda aos países africanos para que abram embaixadas, consulados e outro tipo de representações diplomáticas na Rússia, segundo a EFE.

"Vemos que o continente africano está a converter-se num novo centro de poder; o seu papel político e também económico aumenta em proporção geométrica, e todos terão que ter em conta esta realidade objetiva", sublinhou o líder da Rússia, onde decorre desde quinta-feira e até hoje a cimeira Rússia-África.

Leia Também: Apoiantes de Navalny lançam campanha mundial de contestação a Putin

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas