O Ministério de Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de ter levado a cabo um ataque terrorista em território russo, após a explosão que assolou a cidade de Taganrog, esta sexta-feira, e que provocou pelo menos 15 feridos.
"O regime de Kyiv levou a cabo um ataque terrorista com um míssil antiaéreo do sistema de defesa aérea S-200 convertido numa versão de ataque contra residências da cidade de Taganrog, na região de Rostov", informou a entidade, adiantando que "os sistemas de defesa aérea russos detectaram um míssil ucraniano e interceptaram-no no ar."
De acordo com o mesmo organismo, citado pela Sky News, "fragmentos de um míssil ucraniano abatido caíram no território de Taganrog", pelo que "vários edifícios foram danificados e também houve vítimas entre os civis".
Por seu turno, o governador da região de Rostov, Vasily Golubev, indicou que não há vítimas mortais e que os feridos são todos ligeiros.
️People are being pulled from the rubble after an explosion took place in Taganrog, Russia pic.twitter.com/dh5YKjdPgB
— War Monitor (@WarMonitors) July 28, 2023
“Não há mortos. Há várias vítimas, que foram transportadas em ambulâncias”, disse, citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.
A explosão atingiu um café do centro da cidade, tendo danificado também um prédio residencial.
Entretanto, foi também registada uma explosão em Samara. De acordo com o deputado local Alexander Khinshtein, a explosão ocorreu numa refinaria de petróleo, não havendo registo de vítimas ou de danos graves, adiantou a Sky News.
O responsável apontou, contudo, que a explosão terá sido provocada por uma bomba.
Rostov Region Governor Vasily Golubev said that a "missile exploded" in the center of Taganrog
— NEXTA (@nexta_tv) July 28, 2023
According to the head of the region, there are no fatalities. So far it is known about 12 injured as a result of the explosion. It is noted that at the site of the explosion formed a… pic.twitter.com/lP1VVCeNTz
O mesmo meio ressalvou que não está claro que se esta explosão está relacionada com o incidente que assolou a região de Taganrog, dando conta de que, segundo os meios de comunicação russos, uma pessoa foi detida.
Com uma população de cerca de 250 mil pessoas, Taganrog é uma cidade portuária no Mar Negro, situada a cerca de 48 quilómetros de Rostov-on-Don, uma das maiores cidades da Rússia.
Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14,6 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da Organização das Nações Unidas (ONU), que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A entidade confirmou ainda que já morreram mais de 9.287 civis desde o início da guerra e 25.671 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.
Leia Também: Conselho Presidencial líbio pede ajuda à Rússia para expulsar tropas