Violência na Cidade do Cabo faz dois mortos, vários autocarros queimados

Pelo menos dois mortos e três feridos na manhã de hoje é o resultado das ações de violência na Cidade do Cabo relacionadas com um protesto de motoristas de carrinhas táxi, anunciou a polícia sul-africana.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
07/08/2023 12:31 ‧ 07/08/2023 por Lusa

Mundo

África do Sul

"Um homem foi morto a tiro e três pessoas ficaram feridas após um motorista ter sido apedrejado na avenida do aeroporto. O motorista respondeu ao ataque disparando vários tiros", declarou à imprensa local a porta-voz da polícia Novela Potelwa.

Os motoristas de carrinhas táxi bloquearam o acesso ao aeroporto internacional da Cidade do Cabo, segundo a polícia sul-africana. O carro da vítima foi incendiado, na via pública, indicou a imprensa local.

A porta-voz policial adiantou que quatro autocarros da empresa Golden Arrow Bus Services foram incendiados também na manhã de hoje, elevando para 10 o número de autocarros queimados na cidade desde quinta-feira devido à ação de protesto dos motoristas de carrinhas táxi.

De acordo com as autoridades de segurança, cerca de 1.500 efetivos policiais foram destacados para conter a violência em vários "pontos críticos" da cidade.

"Forças adicionais, incluindo apoio aéreo, foram destacadas para vários locais e outras interrupções de tráfego e outros incidentes foram relatados", referiu Potelwa.

Um segundo homem de 28 anos foi encontrado morto após ter sido baleado múltiplas vezes numa outra zona próximo da autoestrada N2, segundo a polícia sul-africana.

"Acredita-se que o motivo desse ataque esteja relacionado com o protesto dos táxis", referiu o porta-voz da polícia, Joseph Swartbooi.

A ação de protesto foi desencadeada na Cidade do Cabo pelo sindicato Conselho Nacional de Táxis da África do Sul (SANTACO, na sigla em inglês), após o que considerou ser o fracasso de negociações com as autoridades provinciais e locais no sul do país.

Os membros afetos ao sindicato, que indicou hoje que a paralisação continuará até quarta-feira, bloquearam ainda várias estradas de acesso à Cidade do Cabo, sede do Parlamento da África do Sul na província do Cabo Ocidental, e que é governada pelo principal partido da oposição Aliança Democrática (DA).   

A autarquia da Cidade do Cabo indicou à imprensa local que pelo menos 110 casos criminais foram registados por incidentes relacionados com a greve de motoristas de carrinhas de transporte de passageiros.

As autoridades provinciais anunciaram a apreensão de pelo menos 43 miniautocarros, juntamente com a detenção dos respetivos motoristas, após o bloqueio dos acessos ao aeroporto.

"Não permitiremos que a ilegalidade crie raízes na nossa província", declarou a uma rádio local o responsável provincial pela Segurança Comunitária e Supervisão Policial, Reagen Allen.

Leia Também: Oposição na África do Sul sai à rua contra nova lei de quotas raciais

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas