Chuvas torrenciais em Myanmar fazem 5 mortos e 40 mil deslocados
Cinco pessoas morreram e cerca de 40 mil foram deslocadas devido a inundações e deslizamentos de terras provocados pelas chuvas em Myanmar (antiga Birmânia), informaram hoje as autoridades.
© Sai Aung Main / AFP) (Photo by SAI AUNG MAIN/AFP via Getty Images
Mundo Myanmar
Imagens captadas no Estado de Rakhine, no oeste do país, devastado pelo ciclone Mocha em maio, mostram vastas zonas rurais submersas.
Cinco pessoas morreram em todo o país nos últimos dias, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Lay Shwe Zin Oo, um dirigente do ministério responsável pela ajuda humanitária.
Cerca de 37.000 pessoas já foram deslocadas para campos temporários, acrescentou, e espera-se que este número aumente para mais de 40.000.
As inundações começaram no final de julho e afetaram nove estados e regiões de norte a sul do país.
Para além do mau tempo, Myanmar vive um conflito civil sangrento entre a junta militar, que tomou o poder através de um golpe de Estado em fevereiro de 2021, e grupos armados que se opõem ao atual regime.
As Nações Unidas criticaram fortemente a junta militar pela forma como lidou com as consequências do ciclone Mocha, que matou pelo menos 148 pessoas e destruiu muitas casas. Os militares recusaram o envio de ajuda internacional para a região afetada.
Leia Também: Cheias no sudoeste da China fazem pelo menos sete mortos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com