Charles Michel falou com presidente nigeriano sobre saúde de Bazoum
O presidente do Conselho Europeu conversou com o Presidente da Nigéria na noite de quinta-feira sobre a deterioração as condições de saúde do Presidente do Níger, deposto na sequência de um golpe de Estado.
© REUTERS/Johanna Geron
Mundo Conselho Europeu
De acordo com uma fonte europeia próxima do presidente do Conselho, a conversa telefónica de Charles Michel com Bola Tinubu foi sobre o golpe de Estado no Níger em 26 de julho, que culminou na deposição e detenção de Mohamed Bazoum, em prisão domiciliária desde então.
Segundo a mesma fonte, o Presidente da Nigéria alertou que "as condições de detenção do Presidente Bazoum continuam a deteriorar-se" e que se assim continuar "haverá consequências graves".
Charles Michel reiterou o apoio da União Europeia (UE) às conclusões da cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e considerou que a missão da organização a Niamey "neste fim de semana vai ser um importante e notável primeiro passo" para inverter a escalada da situação e "restaurar o curso democrático do país".
O Níger enfrenta uma situação cada vez mais precária, com a instabilidade político-social a agravar a de segurança, uma vez que há milícias que são ramificações de grupos extremistas como o Estado Islâmico e a Al-Qaida.
O país é o quarto na África Ocidental a ser liderado por uma junta militar, depois do Mali, da Guiné-Conacri e do Burkina Faso, que também tiveram golpes de Estado entre 2020 e 2022.
[Notícia atualizada às 15h54]
Leia Também: Emboscada a militares da Nigéria causa 26 mortos e oito feridos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com