Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Níger. Centenas de camiões chegaram com alimentos do Burkina Faso

Uma coluna de 300 camiões, principalmente carregados de comida, chegou hoje a Niamey, proveniente do Burkina Faso, para contrariar as sanções impostas por vários dos seus vizinhos da África Ocidental, na sequência de um golpe de Estado.

Níger. Centenas de camiões chegaram com alimentos do Burkina Faso
Notícias ao Minuto

18:23 - 21/08/23 por Lusa

Mundo Níger

"Chegaram a Niamey cerca de 300 camiões", disse à AFP o diretor regional das alfândegas, o coronel Adamou Zaroumeye.

Os camiões "vêm do Burkina Faso e transportam principalmente produtos alimentares", sal, milho e artigos para o lar, disse, acrescentando que se trata de uma "lufada de ar fresco" para o Níger.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) impôs pesadas sanções económicas contra o Níger em 30 de julho, em resposta ao golpe de Estado que derrubou o Presidente eleito Mohamed Bazoum em 26 de julho.

O Benin e a Nigéria fecharam as suas fronteiras, interrompendo o abastecimento do Níger.

As forças armadas do Burkina Faso e depois do Níger asseguraram a segurança da coluna, segundo as autoridades nigerinas.

Seydou Mié Zanaidou, um dos motorista da caravana, disse à AFP que viajou de Kaya, no Burkina Faso, para Dori, uma cidade no leste do país, antes de atravessar a fronteira com o Níger, perto da cidade de Tera, e continuar até Niamey.

O Burkina Faso, que também é governado por militares que chegaram ao poder através de um golpe de Estado e que foi igualmente suspenso da CEDEAO, não tardou a manifestar a sua solidariedade para com os golpistas do Níger.

O Programa Alimentar Mundial (PAM), a agência alimentar das Nações Unidas, alertou na quarta-feira que as sanções regionais e o encerramento das fronteiras estavam a "afetar grandemente o fornecimento de alimentos e medicamentos vitais ao Níger".

Leia Também: Níger. CEDEAO considera "inaceitável" período de três anos para transição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório