A Rússia nomeou um novo chefe interino das Forças Aeroespaciais para substituir Sergei Surovikin, conhecido como 'General Armagedão', indicou, esta quarta-feira, a agência de notícias russa RIA.
Surovikin, recorde-se, desapareceu após a rebelião armada do Grupo Wagner contra o Ministério da Defesa da Rússia, entre os dias 23 e 24 de junho.
"O ex-chefe das Forças Aeroespaciais russas, Sergei Surovikin, foi agora afastado do seu cargo, enquanto o coronel-general Viktor Afzalov, chefe do Estado-Maior da Força Aérea, está temporariamente a atuar como comandante-chefe da Força Aérea", indicou uma fonte à RIA.
Na terça-feira, o diário russo RBC indicou que o general havia sido afastado do cargo e, de acordo com uma fonte, estava "no meio de umas férias curtas”.
Surovikin, de 56 anos, ficou conhecido como 'General Armagedão' pela brutalidade das suas operações contra cidades sírias, como Aleppo, controladas pela oposição ao líder sírio Bashar al-Assad.
No entanto, caiu em desgraça após a fracassada rebelião armada liderada por Yevgeny Prigozhin, que na altura reconheceu ter planeado pessoalmente com o referido general a operação para tomar a cidade de Bakhmut, algo que os mercenários conseguiram em maio passado.
Desde a revolta do Grupo Wagner, em 23 e 24 de junho, Surovikin desapareceu dos olhos do público. O Kremlin nunca confirmou a prisão do general por apoiar o motim, o que também foi refutado pela sua própria filha.
Leia Também: Marcelo prometeu em Bucha o apoio de Portugal às "investigações"