Dois navios-tanque que transportavam produtos petrolíferos e gás natural liquefeito colidiram no Canal do Suez, interrompendo brevemente o tráfego através da via marítima, informaram as autoridades egípcias esta quarta-feira, reporta a Associated Press.
A autoridade do Canal do Suez avançou, em comunicado, que o BW Lesmes, um navio-tanque com bandeira de Singapura que transporta gás natural liquefeito, sofreu uma avaria mecânica na noite de terça-feira e encalhou quando transitava pelo canal. Já o Burri, um navio-tanque de produtos petrolíferos com bandeira das Ilhas Caimão, colidiu com o navio avariado.
A colisão interrompeu o tráfego durante várias horas, antes de este ser retomado após os dois petroleiros terem sido rebocados, informou a autoridade do Canal do Suez. Os dois petroleiros faziam parte de um comboio que transitava pelo canal do Mar Mediterrâneo para o Mar Vermelho.
"Tratámos imediatamente das avarias [...] e o tráfego voltará ao normal em ambas as direções nas próximas horas", declarou o almirante Ossama Rabei, chefe da autoridade do canal, no mesmo comunicado.
A empresa de serviços do canal, Leth Agencies, disse que o incidente atrasou o trânsito de 21 embarcações em direção ao sul que estavam programadas para passar pela via navegável na terça-feira.
Cerca de 10% do comércio mundial passa pelo canal, uma importante fonte de divisas para o governo egípcio.
O MarineTraffic, um fornecedor de serviços de localização de navios, divulgou um vídeo em time-lapse do incidente que mostrava o Burri a virar para o porto e a colidir com o BW Lesmes, numa altura em que este começava já a ficar encalhado na via navegável.
Leia Também: Tráfego no Canal do Suez retomado após incidente com rebocador e petroleiro