Calor sufocante. Em Espanha, noites de 25ºC não deixam ninguém dormir

A noite desta terça para quarta-feira poderá mesmo ter sido a mais dura desta quarta onda de calor no país vizinho.

Notícia
AnteriorSeguinte

© H.Bilbao/Europa Press via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/08/2023 16:21 ‧ 23/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Se por cá há sete distritos sob aviso vermelho devido às elevadas temperaturas (a chegar - ou mesmo a ultrapassar - os 40 graus), em Espanha o calor também não está a dar tréguas. 

A noite desta terça para quarta-feira poderá mesmo ter sido a mais dura desta quarta onda de calor. Segundo a agência espanhola de meteorologia (Aemet), várias cidades do continente e dos arquipélagos não desceram abaixo dos 25 graus.

Em alguns pontos de Espanha, foi mesmo uma noite infernal: A estação do Retiro, em Madrid, não desceu abaixo dos 26,8ºC, enquanto cidades como Aliseda, na província de Cáceres, nem sequer desceram abaixo dos 30ºC. Em geral, todo o território teve uma noite tropical e não caiu abaixo dos 20ºC.

As altas temperaturas foram sentidas especialmente nas costas espanholas. A Costa del Sol (Andaluzia), San Javier (região de Múrcia) e a costa de Barcelona foram as que tiveram uma noite mais quente e não desceram abaixo dos 25ºC.

O Observatório Fabra em Barcelona registou mesmo a temperatura mínima mais alta da história: 29,4ºC. No interior, alguns pontos da Andaluzia, a maior parte da província de Cáceres e Badajoz (Extremadura), o norte de Toledo, o sul de Salamanca e o vale do Ebro também não desceram abaixo dos 25ºC.

Durante esta quarta-feira, os avisos laranja vão cair de 61 para 52, mas o interior de Biscaia e Guipúscoa e a bacia de Nervión estão sob aviso vermelho, com uma temperatura máxima prevista de 42º. O País Basco está a viver um agosto muito quente para a região, que não costuma ultrapassar os 27ºC nestas datas, segundo registos da Aemet. Na última onda de calor, contudo, registou temperaturas acima dos 40 graus.

Na quinta-feira, as temperaturas - tanto as mínimas como as máximas - deverão começar a descer ligeiramente no país vizinho, mas ainda assim serão elevadas. Em grande parte do interior e em Maiorca, continuarão a ultrapassar os 36 ou 38ºC; e os termómetros ainda deverão atingir os 40ºC nos vales do Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir, e em alguns pontos do Douro.

Quinta-feira será provavelmente o último dia da onda de calor, já que a descida continuará na sexta-feira.

Confira, na galeria acima, as imagens dos últimos dias tórridos em Espanha.

Leia Também: Vem aí muito calor. Esteja atento a estes sintomas de desidratação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas