Cidade nos EUA esteve a poucas horas de ficar sem departamento policial

Todos os agentes da pequena localidade demitiram-se devido aos baixos salários.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
24/08/2023 23:18 ‧ 24/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Estados Unidos

Não é comum que, num país onde há departamentos policiais com um orçamento comparável a pequenos países, haja crises na contratação de agentes. Mas foi precisamente esse o imbróglio em que esteve a pequena localidade de Goodhue, no estado norte-americano do Minnesota, que, na quarta-feira, esteve a poucas horas de não ter um único agente da polícia no ativo.

Todos os agentes do departamento policial tinham-se demitido no início do mês, devido aos baixos salários e à falta de funcionários, que afeta os pequenos departamentos nas zonas rurais nos Estados Unidos.

No entanto, na quarta-feira, o conselho da cidade acordou finalmente um contrato temporário com o departamento policial do condado, que se prolongará entre esta quinta-feira e o final do ano.

Esta quinta-feira, o departamento voltou às funções, mas conta com menos quatro agentes e, segundo a NBC News, já avisou que irá negociar novamente com a autarquia a contratação de mais polícias.

"A falta de staff e os salários são o que tem levado muitos pequenos departamentos a dissolverem-se por todo o país, e nós não estamos imunes. Muitos xerifes e departamentos policiais estão, a esta altura, a trocar agentes e voluntários entre si e não estamos a atingir nada", explicou Marty Kelly, o xerife do condado de Goodhue, à cadeia de televisão norte-americana.

Além disso, a falta de novos recrutas tem tornado difícil a reposição dos polícias que se reformam.

Josh Smith, o antigo chefe do departamento policial da localidade, demitiu-se a 9 de agosto e salientou que os salários baixos são desmotivantes.

Este é um problema que, por comparação, não afeta as grandes cidades nos Estados Unidos, onde os enormes orçamentos dados aos departamentos policiais são mesmo motivo de crítica de uma grande fatia da população. Por exemplo, o famoso departamento de Nova Iorque, que todos os anos pede mais fundos, tem um orçamento de 11 mil milhões de euros, mas é constantemente criticado por comprar armas e equipamentos de nível militar e por não gerir esses recursos da melhor forma.

Leia Também: Detido por fazer-se passar por polícia para cometer crimes em Espanha

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas