A Polícia Nacional espanhola desmantelou um grupo criminoso, composto por dois homens e uma mulher, especializado em assaltos com o método criminoso do 'pacote chileno', uma técnica que consistia em deixar cair um grande maço de supostas notas para o partilhar com a vítima, que era então assaltada.
Segundo a autoridade, em comunicado citado pelo El Mundo, houve já um total de 12 roubos, cometidos principalmente na cidade de Madrid entre março e julho deste ano.
A investigação teve início no passado mês de junho, quando a polícia detetou um aumento do número de queixas em que as vítimas afirmavam ter sido assaltadas com recurso a uma nova técnica criminosa.
Com o decorrer das investigações, os agentes conseguiram identificar os três membros deste grupo, dois homens e uma mulher, que atuavam de forma perfeitamente coordenada, com uma clara divisão de papéis. Alem disso, nenhum hesitava em recorrer à violência se, a qualquer momento, as vítimas descobrissem que estavam a ser enganadas.
Modus operandi
Os membros deste grupo selecionavam as suas vítimas, geralmente mulheres, em ruas da capital com grande afluência de pessoas e lançavam o isco, conhecido por 'pacote chileno', na sua presença - que consistia num envelope cheio de recortes, unidos com elásticos, deixando à vista uma fotocópia a cores de uma nota de 50 euros. À primeira vista dá a impressão de que há muito dinheiro no seu interior.
Após deixarem o pacote, os criminosos abordam a vítima sobre aquele envelope com quem vão para um local mais isolado e concordam em dividir a quantia em dinheiro. Nesse momento, outro integrante da quadrilha chega até a vítima e acusa-a de lhe ter roubado o dinheiro, exigindo ver a sua carteira para verificar se não tinha a encomenda.
Após uma manobra de diversão, conseguem roubar os objetos de valor, os telemóveis e o dinheiro, sem que a vítima se aperceba.
Detenção
A detenção aconteceu durante uma operação de vigilância, no dia 20 de julho, em que a polícia localizou e deteve dois homens, membros deste grupo criminoso, quando planeavam cometer outro assalto. No momento da detenção, estes indivíduos transportavam um pacote preparado para ser utilizado como isco.
Foram acusados de participação num grupo criminoso, roubo com violência e furto. Além disso, um dos detidos tinha um mandado de captura em vigor por um crime semelhante cometido em maio em Alcalá de Henares.
Leia Também: Homem detido por abusar de filha de 10 anos do melhor amigo em Espanha