Taiwan pede que cidadãos evitem controvérsias se viajarem para a China
O Governo de Taiwan instou os seus cidadãos a evitarem falar em público se viajarem para a China sobre questões potencialmente controversas, como a pandemia de covid-19, receando que possam ser detidos ao abrigo das leis de espionagem.
© Getty Images
Mundo Taiwan
As autoridades da República da China publicaram uma lista de tópicos que os taiwaneses devem evitar discutir, incluindo a política chinesa, o desemprego juvenil, as reservas de moeda estrangeira e a aquisição de terras, entre outros, de acordo com a agência oficial CNA.
O governo também instou os viajantes a verificarem antes da partida se os seus telemóveis ou computadores podem conter conteúdos considerados suspeitos aos olhos das autoridades chinesas.
Os avisos de Taipé surgem em resposta à entrada em vigor, em julho, de alterações à lei contra a espionagem, numa altura em que Pequim continua a repreender qualquer indício de aproximação a uma ilha que ainda considera sua.
Pequim considera que Taiwan faz parte do território da China e ameaça tomar a ilha pela força se Taipé declarar a independência.
O conflito remonta a 1949, quando o antigo governo nacionalista chinês se refugiou em Taiwan depois de ter perdido a guerra civil para os comunistas, de que resultou a proclamação da República Popular da China.
Pequim tem intensificado a pressão sobre Taiwan com incursões cada vez mais frequentes de aviões militares na zona de defesa aérea da ilha, que tem 23 milhões de habitantes.
Em 2022, as forças armadas chinesas fizeram exercícios em grande escala ao redor de Taiwan e intensificaram continuamente as patrulhas aéreas e navais nas proximidades da ilha.
No final de julho, as autoridades de Taiwan realizaram pela primeira vez um exercício militar no aeroporto internacional de Taoyuan, que serve a capital Taipé, simulando um ataque de tropas da China.
A ilha está separada do continente chinês pelo Estreito de Taiwan, com 130 quilómetros de distância no ponto mais próximo, que é uma das principais rotas de passagem das mercadorias da região para os mercados mundiais.
Leia Também: China envia dezenas de aviões e navios para Taiwan
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com