O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuri Ihnat, revelou na manhã deste domingo que foi iniciada uma investigação para apurar as causas do incidente que tirou a vida a três pilotos ucranianos, não avançando detalhes sobre o tempo das diligências ou quando as conclusões serão divulgadas.
Duas aeronaves militares de treino L-39 colidiram na sexta-feira durante uma missão de combate na região oeste de Zhytomyr, na Ucrânia, tendo morrido três pilotos que já foram identificados pela Brigada de Aviação Tática Vasylkiv.
O presidente Volodymyr Zelensky revelou no sábado, no seu discurso habitual noturno, que uma das vítimas mortais era o capitão Andrew Pilshikov, conhecido como 'Juice'.
Também os seus dois colegas - o major Vyacheslav Minka e o major Sergey Prokazin - perderam a vida no acidente.
Segundo a brigada, Pilshikov era natural de Kharkiv e tinha oito anos de experiência de voo. "Ele recebeu vários prémios estaduais e departamentais. Foi corajoso, íntegro, intransigente, sempre defendeu a sua própria opinião até ao fim e falou ativamente nos meios de comunicação ocidental, em particular sobre a questão de fornecer aeronaves F-16 modernas à Ucrânia", referiu a nota.
A tragic loss. On August 25th, two L-39 military jets collided over the Zhytomyr region. Three pilots of the Ukrainian Air Force lost their lives. One of them was Major Andrii Pilshchykov, a 2nd Class pilot and a recipient of the Order of Courage, 3rd Class, known by the callsign… pic.twitter.com/Oa8cHUX1D8
— Defense of Ukraine (@DefenceU) August 26, 2023
O major Minka morava em Kyiv e era um "piloto de brigada experiente e tecnicamente treinado", tendo passado parte significativa do seu serviço como instrutor.
Por sua vez, o major Prokazin vivia na região de Poltava e tinha mais de 24 anos de experiência de voo, o que o levou a ser promovido de piloto a subcomandante da brigada.
The Armed Forces of #Ukraine published the names of the pilots who died as a result of the plane crash in the #Zhytomyr region
— NEXTA (@nexta_tv) August 27, 2023
These are Major Vyacheslav Minka, Major Serhiy Prokazin and Captain Andriy Pilshchikov. https://t.co/4lOeuazjht pic.twitter.com/4wlorVvmqN
Por fim, o comunicado da Brigada de Aviação Tática Vasylkiv prestou ainda condolências às famílias dos pilotos, declarando que "heróis nunca morrem".
"Expressamos as nossas sinceras condolências às famílias das vítimas. A memória brilhante dos defensores dos céus da Ucrânia permanecerá para sempre nos corações dos seus entes queridos, irmãos de armas e do agradecido povo ucraniano. Heróis nunca morrem", concluiu a nota.
Leia Também: Zelensky faz discurso emotivo após pilotos morrerem em colisão de caças