Aberta investigação à colisão de caças que matou três pilotos na Ucrânia

Os três pilotos foram identificados como o capitão Andrew Pilshikov, o major Vyacheslav Minka e o major Sergey Prokazin.

Notícia

© Twitter/ NEXTA

Notícias ao Minuto
27/08/2023 14:03 ‧ 27/08/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuri Ihnat, revelou na manhã deste domingo que foi iniciada uma investigação para apurar as causas do incidente que tirou a vida a três pilotos ucranianos, não avançando detalhes sobre o tempo das diligências ou quando as conclusões serão divulgadas.

Duas aeronaves militares de treino L-39 colidiram na sexta-feira durante uma missão de combate na região oeste de Zhytomyr, na Ucrânia, tendo morrido três pilotos que já foram identificados pela Brigada de Aviação Tática Vasylkiv.

O presidente Volodymyr Zelensky revelou no sábado, no seu discurso habitual noturno, que uma das vítimas mortais era o capitão Andrew Pilshikov, conhecido como 'Juice'.

Também os seus dois colegas - o major Vyacheslav Minka e o major Sergey Prokazin - perderam a vida no acidente.

Zelensky faz discurso emotivo após pilotos morrerem em colisão de caças

Entre as vítimas mortais estava 'Juice', um reconhecido piloto ucraniano. "Era um oficial ucraniano, um daqueles que ajudou bastante a Ucrânia.. Bastante!", afirmou Volodymyr Zelensky.

Notícias ao Minuto | 23:58 - 26/08/2023

Segundo a brigada, Pilshikov era natural de Kharkiv e tinha oito anos de experiência de voo. "Ele recebeu vários prémios estaduais e departamentais. Foi corajoso, íntegro, intransigente, sempre defendeu a sua própria opinião até ao fim e falou ativamente nos meios de comunicação ocidental, em particular sobre a questão de fornecer aeronaves F-16 modernas à Ucrânia", referiu a nota.

O major Minka morava em Kyiv e era um "piloto de brigada experiente e tecnicamente treinado", tendo passado parte significativa do seu serviço como instrutor.

Por sua vez, o major Prokazin vivia na região de Poltava e tinha mais de 24 anos de experiência de voo, o que o levou a ser promovido de piloto a subcomandante da brigada.

Por fim, o comunicado da Brigada de Aviação Tática Vasylkiv prestou ainda condolências às famílias dos pilotos, declarando que "heróis nunca morrem".

"Expressamos as nossas sinceras condolências às famílias das vítimas. A memória brilhante dos defensores dos céus da Ucrânia permanecerá para sempre nos corações dos seus entes queridos, irmãos de armas e do agradecido povo ucraniano. Heróis nunca morrem", concluiu a nota.

Leia Também: Zelensky faz discurso emotivo após pilotos morrerem em colisão de caças

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas