A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, adiantou que o diálogo entre Moscovo e o Vaticano sobre a Ucrânia continua. No entanto, a diplomata acusa Kyiv de rejeitar qualquer acordo para resolver o conflito.
Numa entrevista à agência italiana ANSA, Maria Zakharova afirmou que Moscovo "aprecia muito a linha equilibrada do Vaticano sobre o conflito ucraniano e os esforços da Santa Sé e do Papa Francisco, pessoalmente, visando um acordo pacífico". No entanto, considerou que estes esforços são "abertamente rejeitados pelo regime de Kyiv".
Na mesma entrevista, a diplomata russa acusou ainda a NATO de ser o "eixo do mal".
Ao dizer que a economia russa estava a crescer apesar das sanções impostas pelo Ocidente, Zakharova atirou: "Esta realidade horroriza todo o eixo do mal da NATO".
Recorde-se que o conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com o envio de armamento a Kyiv e sanções a Moscovo.
Leia Também: Ucrânia pode ser independente da Rússia com descoberta de reservas de gás