Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 17º

Filipinas rejeitam mapa publicado pela China com territórios disputados

O ministério dos Negócios Estrangeiros das Filipinas rejeitou hoje um novo mapa publicado pela China, que inclui territórios disputados com Manila no Mar do Sul da China.

Filipinas rejeitam mapa publicado pela China com territórios disputados
Notícias ao Minuto

10:25 - 31/08/23 por Lusa

Mundo Filipinas

"As Filipinas rejeitam a versão 2023 do Mapa Padrão da China, publicado pelo Ministério dos Recursos Naturais da China, em 28 de agosto de 2023, devido à inclusão da linha de nove traços (agora de dez traços) que supostamente mostra a soberania da China no Mar do Sul da China", afirmou hoje a porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros das Filipinas, Teresa Daza.

O comentário do Governo filipino surge três dias depois de a China ter publicado uma versão atualizada do mapa do país, que passou a ser utilizada em portais governamentais.

O novo mapa publicado por Pequim coloca quase todo o Mar do Sul da China como parte do território chinês, usando agora a "linha dos dez traços", para delinear as suas reivindicações no Pacífico Oriental e a propriedade dessas águas.

A China e as Filipinas mantêm um conflito pela soberania de várias ilhas e atóis no Mar do Sul da China, territórios que se encontram na sua maioria a menos de 200 milhas da costa oeste das Filipinas, limite estabelecido pela ONU para determinar a soberania marítima dos Estados, uma convenção à qual a China aderiu em 1996.

Em 2016, o Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia (PCA) determinou que a reivindicação da China sobre as ilhas disputadas "não tem base legal", decidindo a favor de Manila. Pequim recusou-se a acatar com aquela decisão.

"Esta última tentativa de legitimar a alegada soberania e jurisdição da China sobre zonas marítimas filipinas não tem base no Direito internacional, particularmente na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS) de 1982", acrescentou Daza, em comunicado.

As tensões entre os dois países aumentaram nos últimos meses, enquanto o Presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., fortaleceu a sua aliança de defesa com os Estados Unidos, revertendo a aproximação a Pequim promovida pelo antecessor, Rodrigo Duterte.

A publicação do novo mapa também gerou críticas de outros países vizinhos da China. A Malásia, país que também disputa territórios com Pequim no Mar do Sul da China, afirmou na quarta-feira que "não reconhece as reivindicações" da China.

A Índia descreveu terça-feira como absurda a publicação do mapa, que inclui vários territórios sob controlo indiano e que ambos os países disputam há décadas.

Leia Também: Pelo menos 15 mortos em incêndio em pequena fábrica têxtil nas Filipinas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório