Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Chuvas torrenciais e ruas cortadas. DANA deixa Espanha em alerta

A capital de Espanha foi colocada em alerta vermelho.

Chuvas torrenciais e ruas cortadas. DANA deixa Espanha em alerta
Notícias ao Minuto

12:22 - 03/09/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

A Agência de Meteorologia Estatal (AEMET) espanhola emitiu, este domingo, um alerta vermelho, o mais gravoso, para a precipitação forte em toda a zona de Madrid e Toledo, com a passagem da Depressão Isolada de Alto Nível (DANA) atlântica.

"Aviso vermelho de chuva em toda a comunidade de Madrid e Toledo: "Muito cuidado! O perigo é extremo: prevêem-se chuvas torrenciais que, localmente, podem ultrapassar os 120 l/m² em doze horas", avisou, esta manhã, na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

Já na noite de sábado tinha apelado à "prudência" da população e advertido que "se trata de quantidades extraordinárias [de chuva] que podem ter um grande impacto".

O alerta, que foi ativado às 12h00 deste domingo, manter-se-á durante o resto do dia, até às 23h59, se as disposições publicadas pela agência forem cumpridas.

De acordo com estas, as regiões espanholas em nível de alerta meteorológico vermelho são La Mancha toledana (Toledo), a Serra de Madrid, a área metropolitana e Henares (Madrid) e as zonas a sul, Vegas e oeste da capital.

"Precipitação acumulada em 12 horas: 120 mm. Prevê-se para hoje, durante o dia, precipitações que poderão ser de intensidade torrencial. Poderá atingir 120 litros em 24 horas e, localmente, em 12 horas", analisa, para todos os casos mencionados.

Além disso, existem atualmente 21 alertas laranja, que se situam nas costas de Valência e Tarragona, nos sistemas centrais de Ávila (também no sul) e Segóvia e na zona rural de Cádis, bem como nas quatro zonas que partilham a mesma área.

No sábado, as autoridades contabilizaram cerca de 500 incidentes relacionados com o mau tempo, entre eles quedas de árvores, drenagem de água em lojas ou estradas. Por seu turno, os bombeiros provinciais de Castellón tiveram de combater quatro incêndios em vegetação provocados por raios. Na Comunidade Valenciana, foram acumulados 174,2 litros de água por metro quadrado em Borriol (Castellón), enquanto em La Pobla de Tornesa registaram-se 109,8 litros por metro quadrado.

As autoridades pediram às pessoas para que permaneçam em casa, pelo risco de ficarem presas nas inundações causadas pelas fores chuvas. "Tome medidas de prevenção e atue de acordo com as indicações das autoridades. Mantenha-se informado sobre as últimas previsões meteorológicas. As atividades normais podem ser severamente perturbadas. Não se desloque, exceto se for estritamente necessário", aconselhou a agência, citada pela Business Insider.

Ruas inundadas e voos atrasados

As intensas chuvas na sequência da DANA provocaram também numerosos incidentes em diferentes zonas do país, com ruas inundadas na província de Saragoça, pessoas que tiveram de ser resgatadas em Valência, precipitações recordes em Navarra ou voos atrasados ​​em Maiorca, relata a RTVE.

Na comunidade de Aragão, dois praticantes de canyoning de 31 e 34 anos morreram enquanto desciam a ravina Gorgol, no vale de Tena, em Huesca. "Duas pessoas morreram, por razões ainda por determinar, possivelmente por afogamento", referiram fontes da Guardia Civil de Huesca, citadas pelo El País. O incidente, que coincidido com as tempestade, está a ser investigado. Toda a comunidade está em alerta amarelo.

Em Navarra, foi registado um recorde de precipitação em 24 horas, no sábado, com a estação de Ilundain a atingir 83,7 litros por metro quadrado. Segundo dados provisórios das estações meteorológicas, a maior precipitação foi registada nas estações de Pamplona, ​​com  145,4 litros por metro quadrado nas últimas 24 horas, em Estella, com 108,8 l/m2 e 83,5 l/m2 em Abodi, Pikatua.

As chuvas também deixaram ruas, garagens e caves inundadas no município de Tauste, em Saragoça. Segundo a instituição provincial, em apenas três horas a precipitação deixou recordes de quase 100 litros por metro quadrado. Embora tenha havido numerosos incidentes, todos os danos relatados são materiais.

Em Castela-Mancha, durante a noite de sábado, houve um total de 53 ocorrências, na sua maioria obstáculos na estrada. A província de Toledo foi a mais afetada pelas chuvas, com 41 ocorrências, seguida de Cuenca, com sete, Ciudad Real com quatro e Guadalajara com uma. Todas as províncias castelhanas  mantêm o aviso amarelo.

Já esta manhã, a forte precipitação levou ao encerramento de parques e jardins em cidades como Valência ou Toledo. O aeroporto de Palma, que tem cerca de 980 operações previstas ao longo do dia, registou atrasos generalizados devido às condições meteorológicas adversas nos aeroportos de origem.

Em Toledo, as fortes inundações prenderam vários veículos e levaram ao corte da CM-410 entre Tembleque e Villacañas. Os bombeiros da Guarda Civil e de Villacañas trabalham para resgatar os veículos presos.

Leia Também: Roglic vence oitava etapa da Vuelta e Sepp Kuss assume liderança da geral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório