As autoridades estão investigar a morte de uma pessoa no festival Burning Man, no Black Rock Desert, no Nevada, onde cerca de 70 mil pessoas estão retidas depois de fortes chuvas terem inundado o local e criado uma camada espessa de lama.
Não foram divulgados pormenores sobre as circunstâncias da morte, nem a identidade da vítima.
"A família foi notificada e a morte está sob investigação", acrescentou apenas o gabinete do xerife do condado de Pershing, citado pela Reuters. "Como a morte ainda está sob investigação, não há mais informações neste momento."
À CNN Internacional, fonte das autoridades informou que há festivaleiros a deixar o local pelo próprio pé, embora a organização tenha aconselhado os participantes a permanecer no deserto até que o solo esteja seco e seguro para viajar.
Nas redes sociais, o comediante Chris Rock e o DJ Diplo mostraram-se a deixar o festival à boleia de um fã, depois de caminharem quilómetros a pé.
Ver essa foto no Instagram
Afinal, o que aconteceu no Burning Man?
O festival só deveria terminar segunda-feira, mas a chuva forte deixou o local intransitável. Em apenas 24 horas, entre sexta-feira e sábado, choveu o equivalente a dois ou três meses naquela zona remota no noroeste de Nevada.
O Black Rock Desert, onde se realiza o Burning Man, foi atingido por tempestades torrenciais já na reta final do festival, o que transformou o solo normalmente árido num autêntico 'mar de lama'.
A chuva criou uma camada espessa e argilosa de lama, como mostram as imagens partilhadas pelos participantes, que disseram ser muito difícil caminhar ou andar de bicicleta no local.
Water Man 2023. Burning man got rained out….. we’re all stuck here. Let’s pray it stops raining #BurningMan2023 #playalake #bm23 pic.twitter.com/xWHhfgXmYv
— Robbie Page (@robbie_page) September 2, 2023
De acordo com uma nota oficial dos organizadores do evento, "não está permitido circular com os carros na área do festival enquanto o perímetro não estiver seco e seguro para todos". Apenas está autorizada a entrada de veículos de emergência.
Recorde-se que os participantes do festival foram instados a permanecer nos acampamentos e a racionar os seus stocks de água e comida, já que não há previsão para a reabertura dos portões e do aeroporto.
Veja, na galeria acima, as imagens do 'mar de lama' em que se tornou o recinto do evento. As fotos mostram tendas parcialmente submersas nas águas lamacentas do deserto.
De acordo com as previsões meteorológicas, a chuva deverá dar tréguas na segunda-feira. Segundo a BBC Weather, ainda existe o risco de alguns aguaceiros e trovoadas, mas o pior já passou.
Leia Também: Lama deixa milhares retidos no festival Burning Man, nos EUA. As imagens