Representante da NATO em Israel para "novo começo na forte aliança"
O vice-secretário-geral da NATO, Mircea Geoana, reuniu-se quinta-feira com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, no âmbito de uma visita de três dias a Israel para reforçar a cooperação em temas como a inovação, novas tecnologias e alterações climáticas.
© Getty
Mundo NATO
Mircea Geoana, que chegou esta quarta-feira a Israel e encerrará a sua visita na sexta-feira, também manteve reuniões com o ministro da Defesa, Yoav Gallant, e com o Presidente Isaac Herzog, além de visitar o museu do Holocausto em Jerusalém, Yad Vashem, e o Centro Peres pela Paz e Inovação.
"Estou aqui para marcar um novo começo na forte aliança entre a NATO e o Estado de Israel. Partilhamos muitas das preocupações que Israel partilha. Vemos regimes autoritários como o Irão, a Coreia do Norte e a Rússia, que colocam desafios à nossa segurança tanto na Europa como no Médio Oriente", destacou o vice-secretário-geral da Aliança Atlântica após o encontro com Netanyahu.
O responsável frisou que a sua viagem demonstra o interesse em "aproveitar a excecional sofisticação tecnológica" de Israel.
"Estou na vanguarda da inovação na NATO e, através da nova aliança que estamos prestes a lançar nas próximas semanas, sei que levaremos a nossa parceria para o próximo nível", acrescentou, citado num comunicado divulgado pelo governo israelita.
A NATO adiantou, em comunicado, que Geoana "destacou a aliança estreita e de longa data entre a aliança e Israel e os esforços para reforçar a cooperação em matéria de alterações climáticas, inovação e novas tecnologias".
Netanyahu agradeceu a visita e referiu que espera poder "aumentar ainda mais a cooperação" com a NATO.
"Temos grandes oportunidades para a paz na nossa região, mas também temos grandes desafios, principalmente no Irão e, claro, também noutras áreas", sublinhou o primeiro-ministro israelita.
A visita do secretário-geral adjunto da Aliança Atlântica ao Estado Judeu acontece poucos meses depois de o Presidente israelita ter viajado a Bruxelas e instado a NATO a adotar uma postura mais forte contra o Irão, incluindo sanções económicas, jurídicas e políticas.
Além disso, a viagem de Geoana coincidiu hoje com a primeira comunicação oficial em oito meses entre Netanyahu e o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que se queixou no passado da falta de apoio militar de Israel ao seu país, após a invasão russa da Ucrânia.
Até agora, Israel limitou-se a enviar ajuda humanitária e materiais de proteção pessoal para a Ucrânia, numa tentativa de preservar a aliança geoestratégica que mantém com a Rússia na Síria, onde Moscovo permitiu que Israel bombardeasse alvos militares pró-iranianos durante anos.
Leia Também: ACNUR apela a Israel para não expulsar eriteus após tumultos de sábado
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com