Veneza vai testar em 2024 imposto direcionado aos turistas de um dia

Veneza vai testar em 2024 uma taxa de cinco euros aos turistas que se desloquem por apenas um dia à cidade, vítima do turismo de massa e em risco de integrar a lista de património ameaçado da Unesco.

Notícia

© Lusa

Lusa
13/09/2023 07:17 ‧ 13/09/2023 por Lusa

Mundo

Veneza

Este imposto a pagar 'online' abrangerá apenas um máximo de 30 dias em que o número de turistas é tradicionalmente superior, nomeadamente fins de semana com pontes na primavera e no verão.

O calendário dos dias em causa será publicado posteriormente, sendo que menores de 14 anos e turistas que passarem pelo menos uma noite no local estarão isentos deste imposto.

"É um primeiro passo (...) Estamos a fazer uma experiência", realçou o presidente da câmara, Luigi Brugnaro, garantindo que o "sistema será fácil de usar".

A 'luz verde' para esta medida surge num momento em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomendou, no final de julho, colocar a 'Cidade dos Canais' na lista do património mundial em perigo, considerando que a Itália tomou até agora medidas "insuficientes" para combater a deterioração do local.

A subida do nível do mar e outros "fenómenos climáticos extremos" ligados ao aquecimento global "ameaçam a integridade" do local, alertou a Unesco.

O momento da votação deste imposto não poderia ser mais oportuno para Veneza, que há anos adia a tomada de medidas drásticas, nomeadamente a implementação de reservas obrigatórias e um limite no número de entradas na cidade, que recebe milhões de turistas no saturado centro histórico.

A oposição autárquica não deixou de realçar a repentina pressa em torno desta medida, para "mostrar à Unesco" que está a ser feita qualquer coisa.

A Unesco também apontou "a ausência de uma visão estratégica comum global" e a "baixa eficiência e coordenação" das autoridades locais e nacionais italianas.

Veneza, uma cidade insular fundada no século V, que se tornou uma grande potência marítima no século X, estende-se por 118 ilhotas, segundo a Unesco, tendo-se tornado Património da Humanidade em 1987.

'La Serenissima' é uma das cidades mais visitadas do mundo, com 100.000 turistas a pernoitarem em Veneza no pico do turismo, além de dezenas de milhares de visitantes diários.

Além do turismo de massa, Veneza e a sua lagoa sofrem com as marés altas que inundam regularmente a Praça de São Marcos e enfraquecem as fundações dos seus edifícios.

Leia Também: Bebé morre em Veneza após ser encontrado na rua com traumatismo craniano

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas