Ataque do exército turco no Iraque mata quatro membros do PKK

Pelo menos quatro membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) morreram hoje num ataque com um drone do Exército turco no norte do Iraque, informou o serviço antiterrorista do Curdistão iraquiano, numa declaração.

Notícia

© iStock

Lusa
17/09/2023 21:22 ‧ 17/09/2023 por Lusa

Mundo

PKK

O ataque causou a morte de um importante líder do PKK, que se opõe a Ancara, e de três outros membros "num bombardeamento realizado por um avião não tripulado turco na área de Sinjar".

Segundo a nota, "às 15:00 [13:00 em Lisboa] de hoje, um drone turco atacou um veículo do PKK na área de Gelmiza, no Monte Sinjar, a noroeste da capital Mosul, da província de Nínive".

Este incidente ocorre três semanas depois de um oficial do PKK e dois outros membros terem sido mortos num outro ataque de drones turcos perto da cidade de Erbil, capital da região do Curdistão iraquiano, em 24 de agosto.

A Turquia realiza com frequência incursões unilaterais no Curdistão iraquiano contra membros do PKK; alguns ataques são veementemente condenados pelo Governo do Iraque, considerando que ameaçam a soberania do país.

O PKK tem alguma influência em algumas áreas do norte do Iraque e conta com o apoio velado de alguns outros grupos separatistas curdos, embora as suas ações tenham gerado diversas tensões entre os governos de Ancara e Bagdade.

Esta formação é considerada um grupo terrorista pela Turquia, pelo Reino Unido, pelos Estados Unidos e pela União Europeia, e Ancara tenta, sem sucesso, que o Iraque também a designe como tal.

Leia Também: Iraque. Sete membros do PKK mortos em ataques atribuídos à Turquia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas