Nova Iorque analisa proposta para remover estátuas históricas da cidade
Em causa está o passado destas figuras, amplamente ligadas à escravatura.
© Getty Images/Lev Radin
Mundo EUA
A autarquia de Nova Iorque vai analisar uma proposta que exige que alguns monumentos históricos da cidade sejam retirados. A Comissão de Assuntos Culturais do Conselho, liderada pelos democratas, vai realizar uma audiência pública, esta terça-feira.
Em causa está o passado controverso destas figuras, como no caso de George Washington, o primeiro presidente dos Estados Unidos e proprietário de escravos, Peter Stuyvesant, governador neerlandês, primeiro colono de Nova Iorque (na altura Nova Amesterdão) e antissemita ou Cristóvão Colombo, visto como problemático pela forma como tratou as comunidades indígenas que encontrou e pela colonização violenta, entre outros
Os críticos da proposta consideram que se trata de uma tentativa descontrolada de querer cancelar a história e cultura do país.
A próxima audiência da Comissão de Assuntos Culturais envolve legislação que exigiria que a Comissão de Design Público da cidade publicasse um plano para remover obras de arte em propriedades da cidade, refere o New York Post, "que retratam uma pessoa que possuía pessoas escravizadas ou que beneficiou diretamente da escravatura, ou que participou em crimes sistémicos contra povos indígenas ou outros crimes contra a humanidade".
Se a comissão determinar que uma estátua ou monumento homenageia uma pessoa que cometeu crimes contra a humanidade, mas votar pela não remoção da obra de arte, será exigido que esta passe a ter uma "placa explicativa" sobre os delitos daquela figura histórica.
Leia Também: Deputada diz que Porto perdeu com polémica da estátua de Camilo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com