A Ruslands Hus (Casa da Rússia, em português) vai encerrar todas as suas atividades na Dinamarca na quarta-feira, 27 de setembro. Hoje, terça-feira, foi dia de retirar a bandeira russa do edifício que pertence à Embaixada da Rússia em Copenhaga.
A Ruslands Hus é a filial dinamarquesa da Rossotrudnichestvo, uma instituição estatal criada pelo Kremlin para divulgar a cultura e o mundo russos, que está na lista de sanções da União Europeia (UE) desde julho do ano passado.
Na altura, a UE justificou as sanções contra a Rossotrudnichestvo por, "durante muitos anos, ter funcionado como uma organização sombra para uma rede de compatriotas e agentes de influência".
De acordo com a Embaixada da Rússia, citada pela imprensa dinamarquesa, o encerramento da instituição está relacionado com uma decisão do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca que, no dia 1 de setembro, anunciou que a embaixada russa deveria cortar o número de diplomatas.
O objetivo é que a embaixada russa tenha um número de funcionários equivalente ao dos diplomatas da embaixada dinamarquesa na Rússia.
Veja, na galeria acima, o momento em que a bandeira russa sai do edifício da Rusland Hus, em Copenhaga.
Leia Também: Copenhaga pede que estrangeiros evitem comprar canábis em popular bairro