Blinken surpreende e canta 'blues' em jantar diplomático
O secretário de Estado dos EUA usou a guitarra e a música, mais do que as palavras, para promover uma nova iniciativa dos norte-americanos.
© Getty Images
Mundo Antony Blinken
A música e a política nem sempre andaram de braço dado, mas vários líderes tentaram combiná-la de forma divertida. O presidente da Coreia do Sul foi recentemente à Casa Branca e cantou Don McLean; Barack Obama protagonizou um emocionante celebração em que cantou 'Amazing Grace'; o ditador do Turquemenistão tentou várias vezes (e falhou sempre) passar uma imagem de multi-instrumentista; e quem se esquece da 'Marcha do Sporting' assobiada eximiamente pela ministra Mariana Vieira da Silva, no '5 Para A Meia Noite'.
Na quarta-feira, Antony Blinken juntou-se à vasta lista de líderes mundiais que surpreenderam convidados com as suas competências artísticas.
Para promover uma iniciativa denominada 'Global Music Diplomacy Iniciative', o secretário de Estado norte-americano, um dos chefes de diplomacia mais importantes do mundo, decidiu pegar numa guitarra e interpretar o tema 'Hoochie Coochie Man', um clássico dos 'blues' dos anos 60.
"Se isto não limpar a sala, não sei o que o fará", avisou Blinken, antes de substituir a sua voz clara e limpa por aquele som clássico dos 'blues'. Não é exagero dizer que ninguém na sala esperava que o secretário conseguisse cantar assim, mas eis que nunca devemos julgar os diplomatas pela sua capa.
Clique na galeria em cima para ver o vídeo da performance.
Music has the potential to connect cultures and tell our story, the American story, around the world. It’s a powerful tool in our diplomatic toolkit. pic.twitter.com/1e4cHIA9uV
— Secretary Antony Blinken (@SecBlinken) September 28, 2023
No final, Antony Blinken mereceu, claro, uma ovação em pé e um pedido de 'encore' que (infelizmente) não aconteceu.
O momento serviu para marcar o arranque de uma novo programa diplomático dos EUA, que pretende criar bolsas musicais para profissionais do ramo no estrangeiro. A tentativa de usar a música como uma forma de diplomacia também consistirá em enviar músicos conhecidos para programas de aulas e 'masterclasses', e está previsto inclusive que Herbie Hancock seja enviado à Jordânia em outubro.
Foi ainda anunciado um prémio dado pelo governo norte-americano a artistas que usem a música como uma ferramenta para a paz. O primeiro vencedor do galardão foi Quincy Jones.
Leia Também: Líder sul-coreano surpreende e canta 'American Pie' na Casa Branca
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com