Circula nas redes sociais um vídeo - que o Notícias ao Minuto optou por não difundir - que mostra o momento em que uma patrulha da polícia municipal de Oaxaca, no México, atropela um cão.
Ao perceber que ele não morreu imediatamente, um dos elementos sai da unidade para se certificar de que o condutor passa por cima do corpo do animal uma segunda vez, matando-o.
As imagens ficaram, entretanto, virais e a Procuradoria Geral do Estado de Oaxaca já iniciou um processo de investigação pelo crime de abuso e crueldade animal contra a polícia municipal de Ocotlán de Morelos.
Investiga Fiscalía de Oaxaca delito de Crueldad Animal ocurrido en Ocotlán de Morelos
— Fiscalía General (@FISCALIA_GobOax) September 27, 2023
Oaxaca de Juárez, Oax., a 27 de septiembre de 2023.- La Fiscalía General del Estado de Oaxaca (FGEO) inició la carpeta de investigación 3382/FVCE/OCOTLAN/2023, por el delito de Maltrato animal y… pic.twitter.com/6eESliVtlQ
Após a denúncia, a Agência de Investigação do Estado retirou o corpo do animal e transferiu-o para o Instituto de Perícias para exames.
Segundo El Universal, o Código Penal do Estado de Oaxaca, no artigo 420, estabelece pena de 6 meses a 4 anos de prisão, bem como multa de 500 a 1.500 dias de salário mínimo para quem “privar intencionalmente a vida de um animal vertebrado".
Leia Também: Mulher corta relações com a sogra após ato cruel no parto