Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

"A vitória será nossa e haverá novas regiões russas", atira Medvedev

Antigo presidente russo assinala primeiro aniversário da anexação (ilegal) das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia.

"A vitória será nossa e haverá novas regiões russas", atira Medvedev
Notícias ao Minuto

16:06 - 30/09/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou, este sábado, que a Rússia vai anexar mais regiões ucranianas, frisando que o conflito irá continuar "até que o regime nazi de Kyiv seja completamente destruído".

"A operação militar especial continuará até que o regime nazi de Kyiv seja completamente destruído e as terras russas originais sejam libertadas do inimigo", escreveu o também antigo presidente da Rússia, numa publicação divulgada na rede social Telegram, segundo cita a agência TASS.

No dia em que Moscovo celebra o primeiro aniversário da anexação das regiões ucranianas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, Medvedev defendeu ainda que, há um ano, os residentes dessas regiões fizeram "uma escolha" que mudou as suas vidas.

"A sua escolha tornou-se um símbolo não só da justiça histórica restaurada, mas também da unidade do povo russo, da sua enorme força de vontade e determinação", disse. "A vitória será nossa e haverá mais novas regiões russas", completou.

Vladimir Putin proclamou 30 de setembro como o Dia da Reunificação, em que Moscovo comemora a anexação das quatro regiões ucranianas invadidas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia.

A escolha da data tem a ver com o dia em que Putin assinou os acordos de anexação das quatro regiões, em 30 de setembro de 2022, pouco mais de sete meses depois de ter ordenado a invasão da Ucrânia.

A Rússia já tinha anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

Kyiv e a generalidade da comunidade internacional exigem que Moscovo respeite a integridade territorial da Ucrânia com base nas fronteiras de 1991, quando a antiga república soviética se tornou independente.

A Rússia tem respondido a tais exigências afirmando que Kyiv tem de se conformar com a nova realidade.

Donbass designa a região que engloba Donetsk e Lugansk, onde começou uma guerra separatista em 2014, com apoio de Moscovo.

Putin reconheceu as autoproclamadas repúblicas do Donbass horas antes da invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.

Novorossiya, ou Nova Rússia, é uma designação histórica de territórios conquistados pelo Império Russo no século XVIII, incluindo regiões da atual Ucrânia.

Leia Também: Rússia está a recrutar cubanos em dificuldades para combater na Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório