Protagonista de foto do conflito em Gaza em 2000 volta a estar de luto
Filho morreu durante uma troca de tiros em 2000.
© AFP via Getty Images
Mundo Gaza
Foi há 23 anos que uma imagem de Jamal al-Dura, um palestiniano, correu o mundo. Nela, o homem escondia-se atrás de um bloco de cimento e tentava proteger o filho de um ataque israelita, nas ruas de Gaza. Os dois haviam sido surpreendidos numa troca de tiros entre militares israelitas e militantes palestinianos.
As imagens, recorda o Metro britânico, foram captadas pelo operador de câmara Talal Abu Rahma e se num primeiro momento se via a criança apavorada, após uma explosão, esta surgia inconsciente no colo do pai.
A criança morreu no dia 30 de setembro de 2000 e, mais de duas décadas depois, Jamal volta a ser protagonista das imagens de guerra em Gaza - e, mais uma vez, a despedir-se de pessoas que lhe são queridas.
Um vídeo partilhado no Twitter mostra o homem junto a dois corpos, tapados com lençóis brancos. "Que Deus tenha piedade de ti e de todos os mártires. Que Deus nos dê paciência", pode ouvir-se o homem dizer, dirigindo-se para os corpos dos seus irmãos.
Jamal al-Dura, the father of 12-year-old Muhammad al-Durrah who was murdered by #Israel during the Second Intifada, bids farewell to his brothers. pic.twitter.com/MtbgBiQg4q
— Hanine Hassan حنين (@Hanine09) October 15, 2023
Note-se que o próprio Jamal foi atingido por 12 balas no dia em que o filho morreu, e passou meses no hospital a recuperar.
Jamal é, assim, um das dezenas de milhares de habitantes de Gaza que revive os horrores da revolta durante os esforços de Israel para eliminar o Hamas.
Leia Também: Hóteis 'contratam' cães que detetam pragas para afastar percevejos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com