"Nunca abandonaremos as nossas terras e resistiremos até ao fim"

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, garantiu hoje que os palestinianos nunca abandonarão o seu território e resistirão "até ao fim" aos ataques de Israel.

Notícia

© Getty Images

Lusa
21/10/2023 12:20 ‧ 21/10/2023 por Lusa

Mundo

Israel/Palestina

"Nunca partiremos, nunca abandonaremos as nossas terras (...) e resistiremos até ao fim", disse o líder palestiniano, ao discursar na Cimeira da Paz, que está a decorrer hoje na Nova Capital Administrativa do Egito, para encontrar uma solução para por fim à guerra em curso entre Israel e o Hamas.

Mahmoud Abbas frisou que a entidade a que preside é a única que representa os palestinos e considerou que a única solução para a região é a criação de dois Estados na antiga Palestina.

O grupo islamita Hamas lançou em 07 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo duas centenas de reféns.

Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que controla a Faixa de Gaza desde 2007 e que é classificado como terrorista pela União Europeia e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza e impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.

O terminal de Rafah, no sul de Gaza e a única passagem para o Egito, vai permitir que a ajuda humanitária chegue ao território palestiniano.

O conflito já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.

Leia Também: OIM pede 65 milhões para responder a crise nos territórios palestinianos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas