Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 18 mortos em naufrágio na República Democrática do Congo

Pelo menos 18 pessoas morreram na noite de sábado quando uma embarcação com mais de 200 pessoas a bordo naufragou no rio Congo no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo), confirmaram hoje à EFE as autoridades locais.

Pelo menos 18 mortos em naufrágio na República Democrática do Congo
Notícias ao Minuto

15:21 - 23/10/23 por Lusa

Mundo RDCongo

"Até agora foram recuperados 18 corpos e outras pessoas que estavam a bordo foram resgatadas, enquanto as buscas continuam", disse à EFE por telefone Dieudonné Bobo Boloko, governador da província de Equateur, onde ocorreu o incidente.

Segundo o governante, o acidente "deveu-se ao envelhecimento da embarcação", que não tinha documentos nem seguro.

"Não é normal que mais de 200 pessoas viajem num barco e nenhuma delas tenha um colete salva-vidas. É preciso regulamentar este setor", frisou Boloko.

A embarcação, que se dirigia da capital, Kinshasa, para a cidade de Bolomba, afundou-se ao largo de Mbandaka, a capital da província.

Num episódio semelhante, 47 pessoas morreram num outro naufrágio na mesma zona, em 13 de outubro, devido a "sobrecarga", segundo informou na altura o ministro dos Transportes, Marc Ekila.

Neste último acidente, a embarcação de madeira, denominada "Mapamboli" ("Bênção" na língua lingala), afundou-se durante uma manobra no porto fluvial de Bankita, em Mbandaka, e transportava mais de 100 passageiros, bem como uma carga diversa de materiais, segundo a imprensa local.

O naufrágio de embarcações é comum na RDCongo porque os rios e lagos são utilizados diariamente como meio de transporte.

As embarcações precárias estão frequentemente muito carregadas e a sinalização é praticamente inexistente.

Leia Também: Pelo menos três mortos em ataque no Uganda. Dois são turistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório